segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Que ricas férias!










Numa das minhas últimas intervenções no nosso blogue, referi que, mais uma vez, as minhas férias seriam passadas em Baião e Mirandela.
E assim aconteceu. A 7 de Agosto, lá fomos, “para fora cá dentro” eu a Ana, a Kika e o Alfa .
A Kika já nos seus mais de dez anos de idade não é propriamente "flor que se cheire". Ou melhor, não é “pessoa” de confiança. A estranhos não hesita em mostrar as garras e mesmo aos donos, nem sempre inspira confiança.
É verdade que eu não tenho propriamente razões de queixa, .... pois o respeitinho é muito bonito. E a Kika desde muito nova pecebeu que eu, também com ela, gosto de “lealdade”. Mas ainda hoje, de vez em quando, lá vai uma boa “palmada”. E no entanto, quando chego a casa, ali está ela estendida na carpete para receber uma festinha. Enfim, confesso que temos as nossas cumplicidades! E ela, tal como eu, "é um bom garfo" e tem uns quilitos a mais!
O Alfa, porque a dona se ausentou do País, veio passar férias connosco e com a Kika. E não foi fácil o seu convívio com a Kika. O que não nos surpreendeu. Ela é mesmo dona do seu nariz e não dá muita confiança. Nem mesmo aos seus “semelhantes”. E, assim, o Alfa foi passando os dias mais ou menos temeroso e afastando-se ou aproximando-se sorrateiramente, procurando ganhar a confiança da sua "amiga(?)". O que ainda não conseguiu totalmente!
Não conhecêssemos nós a Kika e diríamos que era um problema de idade. Ele, jovem de um ano, desejava brincar e ela, na sua vetusta idade, já não tinha paciência para as suas “diabruras”.
Mas não foi necessariamente assim! E percebe-se. A Kika sempre foi senhora absoluta dos espaços de casa; sempre se passeou por toda a casa, quer em Lisboa quer em férias (Baião e Mirandela). Partilhá-los com o Alfa era coisa que não desejava. Isto a acrescentar ao seu “mau feitio”.
Mas o tempo foi passando e, hoje, as relações sociais entre os dois são bem mais amistosas. Mas de vez em quando, lá vai mais uma corrida.
E assim, eu e a Ana, os fomos aturando. Aliás o Alfa ainda não regressou a casa, sinal de que é bom companheiro. O que vai acontecer por estes dias.
Ambos têm uma coisa em comum: foram adoptados quando eram "jovens sem abrigo". Ela, ainda “bebé” foi abandonada pela mãe, quando fazia parte de uma ninhada de cinco irmãos, e adoptada pelo nosso filho Miguel. Curiosamente, quando ele vem de férias, uma vez por ano, é a ele que ela mais se dedica. E não consta que alguma vez lhe tenha faltado ao respeito. O Alfa, com escassos meses, vivia das “esmolas” de quem passava na rua. Mas um dia, depois de vários encontros e algumas carícias, resolveu saltar o muro, foi atrás da Luísa parecendo perceber que, com mais um pouco de atrevimento, teria ali uma protectora. E não se enganou. De sem abrigo passou a autêntico príncipe, lá em casa. E bem merece, pois ele, ao contrário da Kika, é um “mariquinhas-pé-de-salsa”.
O Alfa, além de muito “bem vestido”, é elegante e muito meigo. Até nos apetece não o devolver à dona. O que sabemos ser impossível.
Enfim, quando tantos e tantos animais são abandonados pelos seus "donos" porque não querem ou não podem levá-los de férias, a Kika e o Alfa, posso afirma-lo sem qualquer hesitação, tiveram umas ricas férias.
E foram, para que conste, nossos bons companheiros.

P.S.: Esta é uma mensagem que pretende ser uma homenagem a todos os que são incapazes de abandonar os seus animais.

4 comentários:

  1. Meu amigo
    Fico muito contente por tanta dedicação. Quem é amigo dos animais e desta maneira, é boa pessoa. Esta expressão não é de minha autoria. Ouvi já algum tempo num consultório de Veterinária e concordo. Das coisas que mais me revolta nesta sociedade é ter animais em casa porque é engraçado, mas como dão trabalho e muita prisão caseira , o mais simples é condenar estes seres à morte, normalmente por atropelamento. É muito triste o aspecto diário das nossas estradas cheias de cadáveres de cães e gatos. Parabéns pela escolha, um grande abraço meu amigo

    ResponderEliminar
  2. Em Outubro temos de fomentar um encontro para projectar o próximo encontro BCA. Precisamos de juntar forças para iniciarmos mais uma jornada. Conto contigo

    ResponderEliminar
  3. Amândio,
    Vamos ao encontro intercalar. Certamente que os nossos colegas estão atentos e sabemos bem que "todos" estaremos disponíveis.
    Para todos deixo um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Bom Amigo,
    Gostei do artigo sobre as tuas férias com a tua bichinha de estimação e o convidado especial que levaste para Baião e Mirandela.
    Não há dúvida, que quem gosta de animais é um ser humano de verdade.
    Quanto ao projecto do encontro em
    Outubro, contem comigo.

    ResponderEliminar