terça-feira, 25 de setembro de 2007

Torre dos Clérigos

É a torre mais alta de Portugal , 76 metros de altura, 6 andares e 225 degraus.

Foi construída entre 1754 e 1763, pelo arquitecto italiano Nicolau Nasoni que está sepultado no seu interior não se sabendo o local.

Edifício classificado como monumento Nacional, tendo no seu interior verdadeiras relíquias da Arte Sacra, muito bem conservadas e cuidadas. Este imóvel inicialmente e durante bastantes anos funcionou também como Hospital do Clero. Merece ser visitado.

Vejam as imagens que fotografei no passado sábado bem como a maravilhosa vista que se desfruta do seu ponto mais alto.

Para ver melhor a imagem basta clicar sobre ela ou em SLIDE, de imediato abre o programa que aumenta o tamanho de cada foto com várias situações, é só escolher lendo as preferências ou clicando nos botões de trabalho.

Saudações
Amândio Caldeira

3 comentários:

  1. Olá Caldeira:

    Bonitas fotos. Sou um daqueles lisboetas que gosta muito do Porto.

    Até ao fim do ano, espero ir até lá (Porto). Tenho que falar com os snrs. do BCP. sobre a minha reforma.

    Nota que reformulei as dimensões desta tua magnífica apresentação fotográfica. Limitei-me a centrá-la no blogue.

    Dentro de alguns dias darei notícia das minhas passagens pela europa. Tenho uma pequena história para contar sobre "os portugueses", passada comigo em Lérida ( Lleida, para os catalães).

    Um abraço.
    Continua

    ResponderEliminar
  2. Caldeira,
    Os Clérigos, (igreja) e em particular a sua torre (Torre dos Clérigos) são na verdade um dos ex-libris do Porto. E, lá do alto, é possível disfrutarmos de uma panorâmica espectacular sobre a cidade. Subir escadaria acima (ingreme e estreita em caracol) não é propriamente fácil. Mas quando somos jóvens nada custa. Tenho saudades de uma visita à Torre e estas fotos trazem-me, também, recordações do tempo em que, diariamente, subia dos Aliados até à Faculdade de Economia, (no jardim dos leões, como é mais conhecida a Praça Gomes Teixeira)(creio não estar enganado no nome).
    Parabéns por este belo trabalho fotográfico.
    E agora, ficamos à espera de notícias do Borges Lopes. Pelo que se depreende, os passeios foram longos!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Amândio,
    Estou de volta, após algum tempo em casa da minha irmã, para não notar tanto a ausência do m/marido que se deslocou ao Sul do Brasil em serviço. Apanhou por lá muita chuva e mau tempo, mas trabalho é trabalho e ele tem de o fazer, por onde é necessário e assim, também vai passeando e conhecendo.
    Estive a ver os Slides da Torre dos Clérigos, que mostras no n/Blogue e gostei imenso. Quando aí voltar hei-de ir ver pessoalmente, pois o n/País também tem maravilhas bem dignas de serem mostradas.
    Breve telefono-te. Um beijo para ti e Anabela.

    ResponderEliminar