segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Emoções...

Entrei para o BCA em 08 de Julho de 1969 para o Gabinete de Estudos Económicos, então chefiado pelo Dr. Mário Luís Vicente Arraia.

O que senti na altura?
Muita insegurança! Tinha 22 anos…

Fazer concorrência à Wanda, única mulher do G.E.E. nessa altura, era impossível. Vê-la a escrever à máquina, era qualquer coisa de irreal!


Os homens, Coimbra, Silva, Cunha e Miranda, tudo fizeram para que me sentisse em casa. Como colegas mais próximas a Estefânia, esposa do Pedro Leite, mais tarde os meus padrinhos de casamento, a Palmira que faz anos no mesmo dia que eu e a querida Júlia, sempre a rir, orgulhosa por ter nascido na Sala de Visitas de Angola.

Vizinha do Gabinete de Relações Públicas, mais parecia uma miúda na brincadeira com o Rui Olmo. Ainda hoje tenho dificuldade em assumir um ar muito sério, imaginem aos 22 anos…

Às vezes penso que o Grupo dos Ex-BCA esqueceu um colega que já partiu, de seu nome Manuel Rebelo Carvalheira. A sua vida privada nunca nos disse e já nem dirá respeito, mas penso que não devia haver quem lhe apontasse um defeito na sua maneira de estar dentro do Banco. Era um Senhor !

Surge então um novo nome na história das Relações Públicas, Luís Bastos Teixeira da Mota, cheio de vontade de fazer grandes coisas.

Perguntou-me se queria mudar e eu não pensei duas vezes. Claro que havia arestas a limar, mas sentia-me como peixe na água, era aquilo que eu gostava de fazer.


A imagem do BCA passava-nos entre os dedos, era preciso tratá-la com muito carinho.

Formávamos uma equipa fantástica, sempre disponível para todos os desafios.

Aprendi muito! Obrigada Teixeira da Mota!


Saio em 15 de Agosto de 1973 para a concorrência, mas o coração ficou para sempre no BCA.

As lembranças desses anos, que, apesar de não terem sido muitos, foram cheios de juventude e alegria...



…Os Jantares de Aniversário ao ar livre, no terraço do 2º andar do Edifício-Sede…, sempre com um vestidinho novo feito pela irmã da Ilda Simões.
…As inesquecíveis noites de Hóquei, onde entrávamos “de empurrão” e gritávamos até enrouquecer. Mas o sabor das vitórias do BCA era único. Saía a correr do stand do BCA na FILDA, para estar com os hoquistas na Cervejaria Académica, nem que fosse só por um bocadinho …


…O meu primeiro Rallye – Concentração na Gabela – na companhia de um grande amigo, José Maria Pereira do Vale, conheci-o ainda eu era estudante.
Fazíamos os mesmos percursos nos mesmos “Maximbombos”, ele para o Banco e eu para o Liceu, quem nos apresentou foi o Rogério Afonso em plena Mutamba

Escrever estas linhas provocou-me uma grande emoção !

Disse, há dias, alguém neste mesmo Blog, que há coisas que só a nós dizem respeito.

Eu penso que não, porque sozinhos não construímos nada e Amizades como estas, que duram há mais de 30 anos, têm forçosamente de ser partilhadas.

Deixo para o fim um recado a um colega das Transferências:
Alexandre, apesar de conseguirmos conhecer coisas incríveis e irmos de um extremo ao outro do mundo através da Internet, parece que está muito difícil descobrir-te.

Fala conosco, dá notícias... Acredita que deve haver mais gente a querer saber o mesmo. Utiliza este Blog que também é teu como Ex-BCA.

Impossível esquecer que foste um óptimo parceiro em grandes farras de Carnaval !


( 30 segundos de uma das boas músicas das grandes farras do Carnaval )

Até breve !
Severa

domingo, 29 de outubro de 2006

Puxar pela memória ...

Almoço / Convívio - realizado no Sindicato Bancários - Porto - em Março de 1987

Vamos lá, identificar os nossos ex-colegas. Na gravura abaixo estão o "contorno" e as letras identificativas

Tomo a iniciativa de identificar alguns "ex-BCA's", pedindo desculpa de já me ter esquecido dos nomes dos restantes. Em "comentários", por favor, acrescentem a sua identificação. Posteriormente, colocarei o seus nomes, a seguir à respectiva Letra.
Então, lá vai...


A - Vaz
B -
C - Rodrigues
D - Ilda ?
E - Soeiro
F - Braga
G -
H - J. Felizardo
I - J. R. Martins
J - Anibal dos Anjos Alves
K -
L - Renato Santos
M - Zé Adriano
N - Francisco Veiga
O - A. A. Fernandes
P - Dr. António Teixeira
Q - Borges Lopes
R - Joaquim Borba

Os escritos a azul, foram identificados pelos comentadores.

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Um pouco de história

Os anos passaram!
Já bastantes! No meu caso passaram 43 anos sobre o meu início de funções no então Banco Comercial de Angola. Foi nas suas primeiras instalações (não me recordo do nome da rua...mas era em frente ao CITA). Acabado o Curso Geral do Comércio, na Escola Comercial de Vicente Ferreira em Julho de 1963, em Agosto (creio ter sido nesse mês) comecei a trabalhar como Paquete B na Contabilidade, depois de ter sido submetido a uma entrevista com o Senhor Pacheco Marques. Era Chefe de Secção de Contabilidade o Senhor António Augusto Fernandes. Homem exigente com quem, também por isso, mantenho hoje uma forte e "velha" relação de amizade. Espero que o meu amigo António Fernandes me não leve a mal a confissão; na verdade, às vezes, não era fácil corresponder-se às suas solicitações.
Os tempos eram duros! Não havia ar condicionado. As ventoinhas eram poucas e de vez em quando lá iam os papéis a voar até ao res-do-chão onde funcionavam a Tesouraria, a Secção de Letras e a Secção de Depósitos (pelo menos). E lá íamos nós, escada abaixo, "atrás" dos papéis. Os mais jóvens eram geralmente operadores de máquinas de contabilidade - as então máquinas de barras (mais geralmente NCR 32). E fazíamos disputa entre nós (não sei de quem terá sido a ideia) a ver quem fazia mais lançamentos. Geralmente, era o Tavares o vencedor. Na verdade era mesmo ultra-rápido. Claro que o "patrão" agradecia. Mas...nós até nos divertíamos.

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Convite

Todos os "ex-BCA's" estão convidados a participar neste BLOG através de comentários, como habitualmente.

Quem pretender introduzir os seus próprios artigos deverá manifestá-lo por e-mail, para (borgeslopes@netcabo.pt) . Neste caso, também por e-mail, receberá o username e a password o que lhe permitirá proceder com autonomia.

Abraço a Todos
Borges Lopes

domingo, 15 de outubro de 2006

Fotos do Almoço na Mealhada em 16.09.2006 - Parte 1/5

Caros Amigos:

Só hoje me foi possível publicar as fotos do nosso Almoço/Convívio realizado na Mealhada, no passado dia 16 de Setembro.

Após o almoço, segui directamente para a Beira-Alta, dita Beira Interior, a fim de realizar umas pequenas obras, inadiáveis, numa casinha de granito, centenária, típica da região. Daí a demora do regresso a casa em Lisboa e ao vosso Convívio.

As fotos estão apresentadas em cinco blocos de 10 (excepto o último que tem 9). Clicando sobre cada uma das fotos, estas aparecerão ampliadas.

Um Abraço a Todos !

Borges Lopes












Fotos do Almoço na Mealhada em 16.09.2006 - Parte 2/5










Fotos do Almoço na Mealhada em 16.09.2006 - Parte 3/5










Fotos do Almoço na Mealhada em 16.09.2006 - Parte 4/5