quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Um pouco de história

Os anos passaram!
Já bastantes! No meu caso passaram 43 anos sobre o meu início de funções no então Banco Comercial de Angola. Foi nas suas primeiras instalações (não me recordo do nome da rua...mas era em frente ao CITA). Acabado o Curso Geral do Comércio, na Escola Comercial de Vicente Ferreira em Julho de 1963, em Agosto (creio ter sido nesse mês) comecei a trabalhar como Paquete B na Contabilidade, depois de ter sido submetido a uma entrevista com o Senhor Pacheco Marques. Era Chefe de Secção de Contabilidade o Senhor António Augusto Fernandes. Homem exigente com quem, também por isso, mantenho hoje uma forte e "velha" relação de amizade. Espero que o meu amigo António Fernandes me não leve a mal a confissão; na verdade, às vezes, não era fácil corresponder-se às suas solicitações.
Os tempos eram duros! Não havia ar condicionado. As ventoinhas eram poucas e de vez em quando lá iam os papéis a voar até ao res-do-chão onde funcionavam a Tesouraria, a Secção de Letras e a Secção de Depósitos (pelo menos). E lá íamos nós, escada abaixo, "atrás" dos papéis. Os mais jóvens eram geralmente operadores de máquinas de contabilidade - as então máquinas de barras (mais geralmente NCR 32). E fazíamos disputa entre nós (não sei de quem terá sido a ideia) a ver quem fazia mais lançamentos. Geralmente, era o Tavares o vencedor. Na verdade era mesmo ultra-rápido. Claro que o "patrão" agradecia. Mas...nós até nos divertíamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário