O mês de Agosto é tempo de férias por excelência.
E se alguns "mais apressados" por conveniência própria ou das respectivas entidades patronais já gozaram férias, a maioria prepara-se para um merecido descanso durante o "oitavo mês".
E os reformados vão de férias porque mudar, algum tempo, de "ambiente" é necessário e "faz bem à saúde"!
Tenho-me interrogado, frequentemente, se as férias não deveriam, antes, concentrar-se entre o sexto e o sétimo mês, coincidindo com o "meio do ano civil". Mas na verdade parece que Agosto se torna mais convidativo ao descanso, por ser aquele período do ano em que o calor mais se faz sentir. Ainda que, de vez em quando, S. Pedro pregue uma partida aos veraneantes.
Este ano, segundo as previsões o tempo estará mais quente.
Esta ideia de quente leva-me a fazer um parêntesis recordando o meu professor de Português na Escola Industrial de Luanda e na Escola Comercial de Vicente Ferreira - João Afonso Lima - quando nos corrigia dizendo: não é correcta a expressão "está calor"; devemos dizer "está quente" ou "faz calor", quando nos referimos a temperaturas elevadas. Está calor é, segundo as regras do bom português, uma expressão errada. Mas raramente utilizamos a forma correcta.
Voltando às férias, parece que por cá os Portugueses cada vez viajam menos. Como hoje se viu por uma pequena amostra de uma das TV's, o dinheiro não chega e é cada vez menos. E os que ainda se aventuram numas férias pelo estrangeiro, fazem-no recorrendo ao crédito. E nem sequer se dão conta de que irão pagar juros com taxas da ordem dos 16% a 20%. E a banca agradece!
Por mim, vou mais uma vez até terras do Norte, repartindo as férias entre Baião e Mirandela.
Dois locais de rara beleza e de onde é possível, numa viagem de algumas dezenas de quilómetros, disfrutarmos de paisagens maravilhosas. E melhores seriam se os incêndios, recorrentes, não destruíssem, sistematicamente, muitas centenas de hectares de floresta.
Já coloquei neste nosso blogue algumas fotos de Mirandela, hoje ofereço aos colegas (e visitantes) algumas fotos de Baião.
Espero que gostem. E se quiserem, apareçam. Há sempre lugar para bebermos um copo. E garanto-vos que é do bom!
Um abraço e boas férias