terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Andar a pé e conhecer o passado



Já uma vez neste Blogue tive o grato prazer de publicar umas fotos que efectuei na Ribeira de Gaia com vistas para a Cidade do Porto. As imagens foram poucas para não saturar este espaço, mas geraram agrado e bons comentários.

Muito recentemente descobri uma forma muito simples de passar o tempo. Conhecer uma das cidades mais bonitas de Portugal. Pois é meus amigos estou a falar do Porto. É uma cidade multifacetada que dispões de um historial fabuloso e uma arquitectura de um passado recente e distante fantástica.

Mas o Porto não se resume aos locais de habitual passagem, ou seja a Zona Comercial. Tem muito mais, que só visto ou reproduzido em imagem, pode abrir o apetite a quem não conhece e mesmo aqueles que conhecendo a cidade nunca se aventuraram a caminhar sobre ela devido aos seus grandes declives, por mim falo que durante muito tempo a ignorei.

Pensei publicar mais fotos, mas como o problema se mantinha e porque nas minhas deambulações pela Internete procurando informações literárias de um Homem do Porto de nome Helder Pacheco que melhor me ajudassem a descobrir e entender as ruas, ruelas, monumentos e seus significados, encontrei uma maravilhosa página com imensas fotos que vos aconselho a ver cliquem no link abaixo e digam da vossa justiça o que acham:

Carreguem na imagem que pretendam ampliar.

www.pbase.com/jandrade/ruas_do_porto&page=1

P.S. e consultem também:

http://amen.no.sapo.pt/

5 comentários:

  1. Caro Amândio,
    Um abraço e os meus parabéns por este teu post e pela informação que disponibilizaste.
    Para quem viveu cinco anos de intensa vida académica na Universidade do Porto,estudando com afinco mas gozando as coisas boas da invicta e percorrendo as suas ruas de noite e de dia particularmente nas suas Queimas-das-Fitas e como orfeornista do Orfeão Universitário do Porto, em noites de Serenata, é um enorme prazer poder ver coisas que me são familiares e outras que me eram desconhecidas.
    Ali está uma bela foto da Rua José Falcão (exactamente creio, de um antiga fábrica) em frente da qual morei, sendo também nessa rua o meu local habitual de estudo, no Café Diplomata. E como é bom recordar a Pr. Carlos Alberto, que atravessei milhares de vezes. Falta no site uma foto da Praça dos Leões e outra do Jardim do Carregal (como aliás de muitas outras praças, jardins vielas e ruas do Porto, igualmente dignos de figurar no site).
    Por isso apesasr de 40 anos de Lisboa o Porto continua a ser a "minha cidade".
    Já agora, se puderes, manda-me uma foto do Senhor Porto, que habita aquele jardim ali para os lados da Batalha.
    PS: é óbvio que não menosprezo Lisboa e dela conheço também muitos e belos recantos. Mas, com diz o J.C. Malato "já fui muito feliz no Porto"!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Amândio,
    Gostei, mas brevemente, parece-me que vou ao Porto, para ver ao vivo.
    Se fôr contacto contigo, para nos vermos, bem como a outros colegas,
    como o Borba e o Artur e ainda mais alguns. Quando souber, direi, se se vai confirmar esta visita e depois convido-te para meu cicerone.
    Um beijo da Ilda.

    ResponderEliminar
  3. Teixeirinha, as minhas desculpas mas ainda não tive oportunidade de passar no dito jardim para fotografar o Senhor Porto,tenho estado bastante ocupado e só ao fim do dia poderei lá passar, como os dias estão a crescer vou ver se para a semana lá vou, depois aviso.

    ResponderEliminar
  4. É por aqui que eu ando todos os fins de semana. Vou para o Porto à sexta-feira e venho domingo ou segunda. Aos domingos, encontro-me sempre, nas docas (do lado de lá do rio) ou na Ribeira. Vou lá sempre tomar o meu cafézinho e é aí que marco encontro com malta conhecida (de Luanda, (da Maianga)de Malanje, de Nova Lisboa, da tropa, enfim, amigos de antigamente, certos e sinceros).

    ResponderEliminar
  5. Caldeira:

    Adoro o Porto! Ainda há duas semanas passei por lá. Finalmente, tive a oportunidade de visitar o Palácio da Bolsa. Maravilha!

    É sempre bom recordar. Foi no Porto, na Praça D. João I, mais concretamente, no Centro de Informática do BPA, que também iniciei a minha vida de "informático bancário".

    Parabéns por este teu Post.

    Um abraço
    BL

    ResponderEliminar