sábado, 12 de julho de 2008

Não posso silenciar

Sou desde a primeira hora um entusiasta da existência deste nosso espaço de convívio, na blogosfera.
Este "BLOG" surgiu por iniciativa do colega Borges Lopes e logo despertou o entusiasmo de vários colegas. Os seus objectivos foram claramente enunciados desde início.
Entre outras coisas, através do "blog", foi possível o contacto com colegas e a obtenção de informação para podermos enriquecer os nossos encontros anuais.
Mas desde início apareceu um ou outro detractor julgando ser senhor da verdade e até, assumindo algum desrespeito para com outros colegas.
Cada um expressou em devido tempo as sua ideias.
Colaborou e colabora quem quer. O blog sempre esteve, como por mais que uma vez foi referido pelo Borges Lopes, aberto a "contributors" e os comentários, como se verifica, nem sequer são filtrados.
Quem quer, vem ao "blog", escreve/comenta e de imediato o texto surge publicado.
Porém, como em tudo na vida, há regras. Tem que haver regras. E sobretudo temos que respeitar uns aos outros. E nem vale a pena discutir sobre quem atira (atirou) a primeira pedra.
Neste espaço os comentários anónimos têm lugar. Mas não estamos perante um "blog" onde se possam/devam aceitar insinuações e faltas de respeito sob a capa do anonimato. Salvo se o seu autor(a) estiver de má-fé(?).
Um comentário anónimo pode sempre terminar com a identificação de quem o subscreve, e só esse comportamento é eticamente correcto. E só assim, conseguiremos "ser amigos" uns dos outros e de todos. Não basta dizer que somos amigos, temos que o provar pelos nossos actos e pelas nossas atitudes.
Mas a discordância de pontos de vista sobre qualquer texto ou assunto é saudável. Eu diria mesmo que é desejável e o "blog", com o "debate", pode ganhar outro dinamismo. E aqui podemos "aprender" todos mais um pouco, desde que aceitemos "aprender até morrer".
O blog é um espaço de encontro entre amigos e ex-colegas. Não temos o direito de nos julgarmos superiores, seja qual for o ponto de vista em que nos coloquemos.
Podemos até "brincar", como o fiz eu próprio com o Borges Lopes a propósito da minha gata. Através das nossas intervenções podemos expressar os nossos pontos de vista, dar a conhecer um pouco das nossas "habilidades" e aproveitar algum do nosso tempo (às vezes um pequeno intervalo dos afazeres do dia a dia) para descontrair.
Questões ou questiúnculas pessoais acho que devem ser tratadas entre os "protagonistas" de forma privada, recorrendo ao email ou ao telefone. Não fazer disso tema no "blog" é certamente bom apara todos. E ao contrário do que possa parecer (ou pensar-se) ninguém fica "por cima de ninguém".
Mas o blog é um espaço que carece de "administração" e apoio. Já me aconteceu recorrer ao Administrador - Borges Lopes - por email para obter ajuda na inserção de mensagens. Já me aconteceu pedir ao Administrador para dar um outro enquadramento estético ao texto e imagens. E até já aconteceu o Borges Lopes ter tomado a iniciativa de "arrumar" melhor as minhas mensagens (sobretudo quando contêm imagens" e em nada me senti "diminuído". Tenho que reconhecer que, em informática - e não só - o colega Borges Lopes sabe mais do que eu. E só tenho que lhe agradecer alguns ensinamentos recebidos. E devemos admitir que o Borges Lopes quando intervém actua na melhor das intenções.
Coisa bem diferente seria alterar o conteúdo dos nossos textos, substituir imagens ou usar de "censura prévia". E isso não acontece.
E assim deverá ser desde que respeitada a ética, a moral e o bom nome dos intervenientes.
E PORQUE HOJE É SÁBADO, um bom fim de semana para todos.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Renato,
    Como provavelmente sabes, o texto que escrevi surgiu num contexto concreto e após uma questão que, a meu ver, não devia ter passado de uma tempestade num copo de água.
    Mas assim não aconteceu. Por isso achei por bem expressar a minha opinião em "abstracto" e por respeito a todos nós (ex-BCA e outros que visitam o blog).
    Acho que, como se costuma dizer, "é muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos divide".
    A diversidade de pensamento e a divergência de opiniões devem ser saudadas e serão sempre (ou deverão ser) mais um factor de uunião entre nós.
    E se algo dissermos que mereça crítica devemos aceitá-la e, se for o caso, não fica nada mal um pedido de desculpas.
    Afinal já não estamos na idade da "irreverência" mesmo que tentemos convencermo-nos do contrário. Mas, como disse anteriormente, aprenderemos até morrer.
    Também me recordo de um post teu com o qual nem todos estiveram de acordo! E do facto não veio mal ao Mundo.
    Este "blog" é defacto de todos nós.
    Podem sempre surgir "críticas" sob anonimato mas isso será cobardia!
    Mas, também nesse aspecto, não temos razões para nos lamentarmos.
    Vamos pois fazer do BLOGUE aquilo que "todos" merecemos. E como dizes, "com a maior compostura possível".
    Mas com toda a liberdade e respeitando a liberdade dos outros.
    Eu cá estarei como tenho estado desde a primeira hora.
    Um abraço para ti e para todos os colegas e um apelo para que escrevam sobre o que lhes vai na alma e no pensamento.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Renato:
    .
    Tomei nota dos sentimentos que expremiste!
    .
    Um Abraço
    .
    BL - Borges Lopes

    ResponderEliminar