quarta-feira, 27 de junho de 2007

Porque não ?!

Independentemente da realização do nosso Almoço/Convívio anual, do qual já não prescindimos, os Ex-BCA’s poderiam organizar encontros mais do que uma vez por ano.

Como estamos espalhados pelos quatro cantos de Portugal, poderíamos criar núcleos regionais onde pudéssemos realizar encontros culturais ou apenas de lazer; aí reuniríamos os moradores/habitantes dessa zona e outros que estivessem dispostos a deslocar-se até lá.

Estou a lembrar-me, por exemplo das “Amendoeiras em Flor”, espectáculo transmontano de enorme grandiosidade. Nestes casos contaríamos certamente com visitas guiadas pelos nossos Ex-colegas transmontanos, felizmente, ainda, um grupo grande e com bastante actividade. Este ano a CP, conjuntamente com transportes rodoviários, organizou, a partir de Fevereiro e com saída da Estação de S.Bento, várias excursões a essa zona de amendoeiras. Há muita documentação na internet, de divulgação e apoio a este evento.

Porque não uma deslocação ao Porto, segunda cidade do país, e ainda quase desconhecida para tanta gente? Aí o pessoal da zona do grande Porto, poderia “brilhar” mostrando aos seus ex-colegas do sul, as maravilhas da história, da arquitectura e já agora da gastronomia de que os amigos nortenhos tanto se orgulham.

Como primeira experiência, começaríamos pelo Norte. Depois, se resultasse, viríamos por aí abaixo, zona centro, Lisboa e arredores, Alentejo, Algarve e Ilhas.

Fica a sugestão.
Abraço a Todos

Agora vou preparar-me para uma deslocação de carro, até à Holanda. Depois conto…

( foto "site" - C.M.Vila Nova Foz Côa" )

7 comentários:

  1. Borges Lopes, goza bem a viagem porque é maravilhosa, já a fiz duas vezes. Como estamos em época estival não te iludas, estive em Agosto e apanhei frio pelo que um agasalho nunca é demais. Em relação à tua proposta perfeitamente de acordo, temos tanto para ver que será bom partilhar. Um abraço e boas férias

    ResponderEliminar
  2. Amigo Borges Lopes:

    Boa viagem de férias e desfruta da beleza dos País das tulipas. De certeza que vais gostar, pois também já tive o previlégio de lá ir e adorei.
    Quanto à tua sugestão, subscrevo na totalidade. Já tinha abordado este assunto com o Joaquim (das Letras) e ele gostava de reunir a malta lá em Tavira.
    Boa viagem e um abraço
    Chilócas

    ResponderEliminar
  3. António,
    Como te disse pessoalmente antes da tua partida de férias, parece-me uma boa sugestão. Para preencher um intervalo demasiado longo ( num ano, passam-se tantas coisas e muitas delas se perdem...), pelo que devemos manter "a chama viva" do nosso relacionamento à distância, onde quer que nos encontremos.
    Estes Encontros regionais deveriam ser organizados informalmente por Colegas voluntariamente disponíveis e deles ser dado conhecimento oportuno no nosso Blogue, permitindo a adesão de mais interessados, que não só os locais.
    O cunho lúdico, turístico-cultural, desses Encontros parcelares emprestar-lhes-ia uma dimensão e um objectivo desejáveis para as nossas idades.
    Quem avança primeiro, lá para meados ou fins de Setembro ?
    Luís Teixeira da Mota

    ResponderEliminar
  4. E aqui vai a primeira sugestão: um passeio, com almoço, a bordo do Basófias, o "Bateau Mouche" de Coimbra, que navega no Mondego. Que tal? Tentarei ser uma boa cicerone...
    Julieta

    ResponderEliminar
  5. Borges Lopes,
    Penso que já deves ter ido para as tuas férias. Eu à Holanda nunca fui,
    mas por duas vezes passei lá perto pois vim da Alemanha de carro e passei lá o lado, mas ia com o tempo contado e só deu, nessa viagem, para rever Paris. O meu marido também já foi à Holanda e só diz maravilhas desse País das flores e dos canais.Desejo-vos umas boas férias.
    Quanto ao teor do "Porque não", também eu estou de acordo com a sugestão. Iniciem pelo Norte ou pelo Centro, eu espero puder acompanhar todos esses Passeios.
    Estou já a convidar-me, para aderir à sugestão e não me importo de começar pelo Centro, pela sugestão da Julieta, pois no Basófias, nunca fui e portanto começava por conhecer um sítio do
    n/País, que ainda não vi muito bem.
    Também posso dar a sugestão, para servir de cicerone, em Sesimbra, visitando o s/Castelo e o famoso "Cabo Espichel", além de
    outros sítios pitorescos desta Vila
    Pescatória.Fico a aguardar que anunciem o primeiro, para me inscrever.
    Um abraço para todos.
    Ilda

    ResponderEliminar
  6. Só hoje me foi possível voltar ao nosso blogue. Concordo totalmente com a sugestão do BL e, com a Ana, estaremos presentes sempre que possível.
    Boas férias ao BL e a todos os colegas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Pois bem , há que mexer um pouco mais nisto tudo ...
    Não quero com isto dizer que seja um mexilhão . Acho é que posso ser abanado pela ondulação dos mexilhões ...
    Tanta gente que vi no almoço e tão poucos que vejo aqui ...
    Não me parece que tão pouco assim tenhao PC . Em tudo na vida é necessário ter atitudes e neste Blog também deveria ver-se isso aqui reflectido . É apenas uma questão de possibilitar que todos nos expressemos ; que cada um veja e intercomunique como quiser mas , que muitos abram o blog e participem . Sobre os temas que entenderem . Não sei muito de informática mas , as saídas que isto pode ter , só compete a quém manda e pode .
    Quero dizer com isto tudo que , para mim é muito mais fácil e aliciante , ser anfitrião de uma vinda às amendoeiras em flor ou , ver a deslumbrante paisagem dos desfiladeiros do Douro , em terras de Miranda . Friso , de um modo inquestionável que , se fizerem excursões para estes lados , cá estarei mais a minha mulher , para disfrutar da companhia de todos aqueles que fazem parte da minha história ; digo , da minha memória ;digo , de mim mesmo porque , não sendo eu religioso (apesar de ter a minha religiosidade), nós somos aquilo que deixamos na memória ...
    Fernando Valadão

    ResponderEliminar