quinta-feira, 5 de abril de 2007

Ainda sobre: O fenómeno do "estranhamento" - Post da Severa

Concordo em absoluto com o texto da nossa amiga Severa, que resolvi comentar. No entanto, dada a extensão que lhe dei, a oportunidade do mesmo, a renovação de um convite, e o desejo de que não se perdesse no horizonte temporal de um comentário, decidi fazê-o sob a forma de "post".

Por vezes, para manter alguma vivacidade que concordaremos tem sido pouca, vamos "metendo", no nosso blogue, alguma coisa. Umas vezes com algum interesse, outras vezes com pouco. Umas vezes com utilidade (caso da pesquisa de colegas ou endereços) , outras vezes nem tanto. Pela minha parte, geralmente opto por umas pequenas "inclusões", na área da informática! Procuro ser selectivo naquilo que envio, suscitando, pelo menos, a tal "curiosidade", que leva a fugir da rotina e, ainda mais, da inacção.

Num blogue que tem acesso médio diário de cerca de 50 visitantes ( não repetitivos), seria suposto haver maior número de participações escritas. Apesar de tudo, a nossa situação não é má, tomara muitos blogues terem o "interesse" que o nosso tem.

Fazendo uma analogia com o velho ditado sobre as cores: "se todos gostassem do mesmo o que seria do amarelo?" Na diversidade é que está a beleza do arco-iris. Cada pessoa tem o seu estilo, e os seus temas de eleição. Deixemos, pois, vir a "matéria prima", mais ou menos burilada (desde que cumprindo aquele pequeno conjunto de regras, já afloradas). É certo que os participantes actuais na feitura do blogue, são na realidade "Um Grupo de Amigos", mas - aqui surge a renovação do convite - a participação é aberta a qualquer ex-BCA (consideramos todos como Amigos) que o pretenda fazer, bastando para tal solicitar as necessárias instruções ao (aborgeslopes@gmail.com).

Voltando ao texto, ele é muito pertinente. Na minha opinião, considero importante que ninguém se escude na timidez para justificar a sua não participação.Venham os escritos.

No meu post abaixo, publicado também hoje: " Nem pensem!... Não vão ficar assim!... " já tentei "introduzir" algumas das dicas que foram respigadas do texto ( transcrição de Carlos Reis, apresentado pela Severa). Tentei que se enquadrasse em : estranheza; susceptibilidade de trazer modificações ao comportamento do leitor; motivação; imprevisível; e original. Concordo que peca por ser grande. Estou sempre disponível para aprender! E quem sou eu para aspirar mais?! Sou um simples informático reformado que vai estando vivo.

Desejo a Todos uma Páscoa Feliz !

BL

2 comentários:

  1. Caro Borges Lopes,
    Excelentes "nacos de prosa" que merecem ser realçados e relidos.
    Por um lado, uma interessante descrição do que, da Lisboa e além dela, se observa do Alto do Parque Eduardo VII e que certamente o artista, BL, há-se passar para a tela com o talento já demonstrado (quando são colocadas no blog outras obras que certamente tens?).
    Depois a associação perfeita entre aquela avantajada estátua e o repasto que há-de ser, também, o nosso próximo almoço. Apesar de, como dizes, o mais importante ser o reencontro de Amigos.
    Quanto ao nosso blog, acho que para além das cores do arco-iris e dos gostos de cada um, é preciso não esquecer que ele (o arco-iris) só é visível quando ocorre uma aparente "incompatibilidade" na coexistência do sol e das nuvens.
    E desde crianças, todos afinal nos habituamos a admirar as suas cores.
    E quem não sonhou em criança poder "agarrá-lo".
    Venham pois de lá as cores que faltam(?) ao blog e para o que não faltarão motivos de interesse.
    Só assim terminará a situação actual segundo o que, os leitores que temos já não respondem a “...determinados contextos padronizados e lugares comuns estafados...”.
    Faço minhas as tuas palavras. Também eu estou sempre disponível para aprender, como simples economista reformado que vai estando vivo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom Amigo Borges Lopes, Pois eu que de reformada não tenho nada e de escritora ainda menos, também gostei muito do teu artigo, Borges Lopes.
    Do Blogue nem se fala, para mim, pobre mortal, a atravessar uma crise de falta de saúde, tem sido uma das minhas terapias maiores, para combater os momentos de solidão e ostracismo a que fui votada, no meu local de trabalho, por tentar durante 23 anos, ser competente e interessada demais pelo meu trabalho. Escrevendo à minha maneira, simples como sou e como sempre fui, vou dando a minha modesta contribuição para o mesmo, vou relembrando colegas amigos de
    quem nunca me esqueci mas de quem estive vários ano afastada, fruto das profissões que fui tendo ao longo destes anos, que me prenderam demais, mas que agora
    penso, não vou largar tão depressa, pois são vocês os meus verdadeiros amigos, que neste espaço e fora dele vou continuar a
    tentar contactar, apesar de não ser
    grande prosadora, quer gostem alguns e a outras possa parecer maçadora, continuarei, não até que a vós me doa, mas até que o raciocinio e a vontade me dê para tal.
    Eu vou continuar a formação desse arco-iris,nem que seja com a cor mais desmaiada, mas é a minha vontade.
    E quem não gostar, que ponha na beira do prato.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar