quinta-feira, 26 de abril de 2007

QUEM SE RECORDA DO DR. SILVA MAIA?

Aqui está uma foto do Dr. João Manuel da Silva Maia, que foi Inspector Chefe dos Serv. de Inspecção no BCA em Luanda e mais tarde Director do n/Banco em Moçambique.

Regressou tempos depois a Luanda, onde acabou , após a tomada do BCA p/MPLA, como Presidente do Conselho de Gestão, até à nacionalização e extinção do BCA em 1/01/1978.

Vive actualmente entre Bruxelas e Cascais.

Nesta foto encontrava-se na Mauritânea.

Este ano não nos pode acompanhar no Almoço de Convívio, por estar já comprometido, na mesma data, com um casamento de um familiar. Envia saudades para todos os Colegas.

30.04.2007 - Rectificação, ao texto acima.

1 - O Sr. Dr. Silva Maia depois do 25 de Abril de 1974, não voltou a Angola;
2- Foi efectivamente Presidente do Conselho de Administração do BCA em Moçambique, desde que o mesmo ficou sem Administração, até à nacionalização da Banca, naquele País, até 1.01.78;
3 -A foto que apresentei, não foi tirada nem em Angola, nem em Moçambique , mas sim na Mauritânea.

Creio ter desfeito todas as dúvidas e peço imensa desculpa pelas incorrecções ao Dr. Silva Maia.

Ilda Simões

6 comentários:

  1. Ilda:
    Boas Tardes.
    Uma correcção. Quem foi Presidente do Conselho de Gestão após a tomada da Banca foi o Sr. Rogério de Brito e não o Dr. Silva Maia.
    O Conselho de Gestão era formado pelo Sr. Rogério de Brito, Dr. Rosa Alves, Arnaldo Alves, António Tavares, Euletério Freire, Mário Arsénio Gonçalves e José Fernandes da Silva.
    Chilócas

    ResponderEliminar
  2. Ilda:
    Correcção à minha correcção. O Sr. Rogério de Brito foi membro da Comissão Coordenadora da Banca aquando da tomada da Banca. De qualquer modo não me lembro do Dr. Silva Maia no Conselho de Gestão. Talvez tenhas razão, mas não me lembro e eu fiquei por lá uns 4 anos.
    Um abraço
    Chilócas

    ResponderEliminar
  3. Chilocas,
    As minhas desculpas, mas encontrei estes dados na Listagem que o Borba nos entregou e que estamos a actualizar e daí que tenha colocado
    essa informação, junto à foto.
    O Dr. Silva Maia, quando lhe falei
    por mail, disse-me o resto, que coincidia com o que está na listagem.
    As minhas desculpas se os induzi em erro e ao Dr. Silva Maia, também.
    Beijinhos da Ilda Simões

    ResponderEliminar
  4. ò Minha Querida Amiga Ilda:
    Não tens que pedir desculpas de nada, pois com digo no segundo post eu mesmo não tenho certezas, pelo que a razão deve estar do teu lado. Só que não me lembro deste facto. Sempre Amigos e prontos a narrar os factos que nos vêm à memória (já muito desgatada... a minha, porque a tua continua em grande forma).
    Bjsinhos
    Chilócas

    ResponderEliminar
  5. Chilocas,
    Como eu gostaria de ter a minha memória "em grande".
    Infelizmente, mais de metade dos colegas, olho para a cara e não os reconheço. Ainda no Almoço de 16/9/06, tive uma das maiores brancas que tenho tido, pois não consegui lembrar-me da Naty, mas assim que vi uma foto antiga dela, lembrei-me logo de quem era.
    Vou fazendo por exercitar a minha memória, mas já é uma sombra do que era, mas pelo menos que possa continuar assim, é o que peço a Deus.
    Bjocas para ti, meu Amigo.

    ResponderEliminar
  6. Chilocas,
    Afinal tu é que tinhas razão.
    O Dr. Silva Maia foi Presidente do Conselho de Gestão em Moçambique, logo que o BCA ficou sem Administração e até à nacionalização da Banca em Moçambique (1/01/78) e não em Angola como eu tinha dito.
    No entanto o Dr. Silva Maia, foi colaborador do n/Banco, primeiro em Angola e depois em Moçambique.
    Aqui deixo reposta a verdade.
    Por isso Chilocas, tu não o vias no Conselho de Gestão do BCA em Angola.Desculpem-me todos e em especial o Dr.Silva Maia.
    Bjinhos.Ilda

    ResponderEliminar