domingo, 22 de abril de 2007

O ecletismo do Grupo Desportivo do ex-BCA

VOLEIBOL

Por este blogue passaram já várias referências e fotos alusivas à actividade do Grupo Desportivo e Cultural do ex-BCA. O tema não esgotou e merecerá outros contributos.

Se a primazia do tema foi até aqui compreensivelmente polarizado no hóquei em patins ( pelos êxitos e talentos dos seus atletas ), o voleibol, basquetebol, futebol de salão, andebol, xadrez, bridge, automobilismo…até o tiro ao alvo foram modalidades com alguma expressão no panorama desportivo angolano, para além de iniciativas culturais que faziam jus ao estatuto do Grupo.

Hoje, falo da minha dama ( não é essa, Amigos ! ): o
VOLEIBOL.

Crónica campeã dos campeonatos regionais e provinciais ( então chamados de “corporativos” ), manteve durante anos completa supremacia, vencendo ainda o único Angola-Moçambique dos anos 70 e participando em diversos torneios para os quais era comumente convidada. Não só em Luanda, como no Uíge, Huambo, Lobito, Cabinda, etc. deu a nossa equipa indesmentível contributo para o ressurgimento e expansão do voleibol angolano.

Honra-me ter sido jogador-treinador dessa equipa, de 1970 a 1975, nela pontificando o Zézé, Baganha, J. Freitas, Chilocas, Branco, Pereira, J. Capon, Anapaz ( sempre vens ao nosso Convívio ? ), Altamiro, Zé Vale e outros mais, com seccionistas dedicados como o saudoso Hélder Galaz.

Quantas taças e medalhas, quanto desporto pelo desporto !

Ficam as recordações ainda das ceias pós-treinos e jogos, das assistências ( sobretudo as femininas ), dos estágios divertidos e também do carinho dispensado à equipa pela Administração do Banco e pela Direcção do Grupo Desportivo.

É altura, aqui chegado, de “passar a bola” ao António Borges Lopes, para “rematar” este texto com um “bloco” fotográfico, que ainda conservo na “rede” de uma velha mala.

Vamos aproveitar o nosso grande Convívio de 19 de Maio e combinar um encontro da “velha guarda” para data sucedânea ? Desafia-vos o


Luís Teixeira da Mota



6 comentários:

  1. Amigo Teixeira da Mota,
    Às vezes dou comigo a pensar como se terá "formado" esta família BCA e como explicar que, mais de três décadas volvidas desde a "separação profissional" da maioria de nós, ainda (hoje) sentimos este forte apelo ao reencontro e o fortalecimento diário desta corrente "virtual" que desaguiará no grande encontro de 19 de Maio.
    E hoje, este seu texto e estas fotos vieram dar-me mais uma explicação. Na verdade o BCA era uma grande e moderna empresa (à época) com preocupações sociais e apoio a iniciativas dos seus trabalhadores, mormente no campo do desporto.
    E através das várias modalidades, uns, como o meu amigo, participando nos jogos e iniciativas, outros marcando presença nas claques de apoio, foi-se criando, também dessa forma, essa grande família BCA onde a camaradagem e a amizade imperavam (e imperam).
    E por isso, hoje "estamos vivos" através da nossa presença física e da memória daqueles que já partiram.
    Um abraço e obrigado por mais este "retorno" ao passado.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Teixeira da Mota,
    Como eu recordo, todas essas modalidades, sendo que em algumas delas, não interferi nem como "assistência".
    Noutras dei tudo de mim, como aconteceu c/a equipa de "hoquei", para a qual ajudei e contribui na claque, dia após dia, noite após noite, nas quais a n/amiga Severa e a irmã Néné, guardavam lugar para mim, que chegava sempre em cima da hora, pois tinha de arrastar atrás de mim a minha sogra e o meu filho de 2 anos.
    Também fiz claque pelo Basquete e pelo Voleibol, mas não com tanta frequência, do que hoje me arrependo.
    Mas as imagens, mais uma vez, me fazem reviver a lembrança de mais alguns n/Colegas, alguns dos quais, não vejo há 31 anos.
    Fico com a esperança e a expectativa de ver alguns deles, no n/próximo Almoço de Convívio.
    Adorei a tua crónica
    Beijos da sempre amiga.Ilda Simões

    ResponderEliminar
  3. Olá Teixeira da Mota

    Estava para aqui a pensar, se não arranjaria por cá uns velhos companheiros da Praia do Bispo ou da Escola Comercial Vicente Ferreira ou até da LAG, aquela equipazita feita especialmente para o último torneio na Cadeia Comarçã de Luanda ali á saída para o Cacuaco, e que Ganhou o quadrangular á Casa do Minho (que havia 8 anos, que ganhavam tudo) Dizia arranjar uma equipazita para vos desafiar para um joguito da velha Guarda que tal???
    Um Abraço meu Amigo
    Olímpio Neves

    ResponderEliminar
  4. Estava a esquecer-me de um gesto de elementar justiça e respeito, enviar um Abraço para a Rapziada dessa dessa equipa que tão bem me lembro, Zézé,( esse Matulão) Baganha,(Meu vizinho da Praia do Bispo) J. Freitas(meu Ex-colega da Comercial, Chilocas (ainda temos que ter uma conversa...Rsss), Branco, Pereira, J. Capon, Anapaz e tu é claro... Luis Teixeira da Mota Que se bem me Lembro nos encontramos acidentalmente 2 vezes uma, numa exposição durante os festejos de aniversário do CDVA Clube Desportivo Veteranas de Angola, Num Palácio ali em Linda Velha quase em frente á casa dos meus amigos, Regina Peyroteu e do Mirandela da Costa e outra vez num estacionamento Junto ao Califa em Lisboa.

    Um Abraço para todos

    ResponderEliminar
  5. Já há uns tempos que não vinha ao blog . (Não fiquem com pena ; quem tem de ter pena de mim mesmo sou eu .....)
    Bem eu ainda dei uns tóquinhos em vólei , lá para os sitios onde o Chilocas aprendeu mas , foi mesmo só uns tóquinhos . Bem , ultimamente também não tinha tempo para fazer outros desportos .
    Bem , o que eu quero mesmo é dar UM ABRAÇÃO GRANDE a todos esses amigos que me fazem saudades . (e não tenho vergonha de ser sensivel)
    Valadão

    ResponderEliminar
  6. Uma reparação, embora tardia, é aqui devida: no meu texto inicial, faltou-me mencionar o Gabriel Carvalho ( Gaby ), outro valoroso componente da equipa de Voleibol, que sei estará presente no nosso Convívio de 19 de Maio. As minhas desculpas ao Gabriel, que tem sempre lugar na nossa "Equipa".
    Com um abraço do
    Luís Teixeira da Mota

    ResponderEliminar