quarta-feira, 18 de abril de 2007

RECORDANDO......

Esta foto foi-me enviada pelo Colega José António Martins dos Santos, que já sabemos este ano não pode estar presente no n/Almoço de
Convívio de 19 de Maio, devido a problemas familiares.
No entanto e para recordar, mandou-me esta
foto, que só consegui hoje postar, porque um intruso me enviou um virus para o m/PC, que
me impossibilitou de trabalhar com ele durante uns dias.
Mas agora cá estou de novo com esta foto em que se vê em cima e da esquerda para a direita o aludido colega Martins dos Santos, seguido de outro cujo nome não recordo, depois o Couto Cabarl das Letras e mais 2 cujos nomes me falham,
embora pareça que os estou a ver. Tenho tentado relembrar os seus nomes mas não me consi-
go recordar e o Martins dos Santos, também não se lembra.
Em baixo e também da esquerda para a direita o primeiro não recordo o nome e a seguir os inconfundíveis, José Maria Pereira do Vale e o Jorge Gustavo Ferreira Estevão, que foi Chefe da Secção de Mertrópole e Ultramar.
Quem se lembrar dos nomes dos restantes que os vá dizendo, para ver se esta minha memória fica melhor. Artur tu quase de certeza que dizes os nomes de todos.
Amanhã inicio a postagem de 7 ou 8 fotos que me foram enviadas pelo n/Colega´e meu velho Amigo António Abrantes Castanheira, para o revermos bem como a outros que ainda cá conti-
nuam e outros que já se foram, mas que realmente é sempre bom recordar.
Desculpem-me, mas é uma das minhas características e um gosto dos maiores que tenho, rever
e mostrar-vos fotos dos n/Colegas e dos n/tempos no BCA.
Um abraço da Ilda Simões para todos e um obrigado ao Martins dos Santos.

17 comentários:

  1. O 5º da Direita é o Ferreira que trabalhou em Vila Nova do seles e em Luanda nas Letras Descontos, o 1º da Esquerda em baixo é o Mendes das Letras, dos outros tenho pena mas não me lembro

    ResponderEliminar
  2. Olá Ilda e restantes colegas.
    Dá-me especial gosto ver esta foto. Recordo todos os colegas embora não todos os nomes.
    O segundo de pé a contar da esquerda(à direita do António Canas Garcia do Couto Cabral, é o Marques Alves (creio que José Alberto) e foi meu colega de curso na Escola Comercial Vicente Ferreira (ainda no Bairro do Café) e ambos trabalhamos na Contabilidade. O segundo da 1ª fila a contar da esquerda(à direita do josé Vale) foi também meu colega no mesmo curso mas o nome, de momento, não me ocorre; trabalhou (se me não engano), também na Contabilidade.
    E outros nomes, de momento, não me ocorrem mas são-me tão "familiares" que creio mesmo ser isso que me causa "amenésia".

    ResponderEliminar
  3. Exactamente, é o Mendes (e o nome ainda continua a escapar-me)e defacto eu tinha a dúvida se trabalhou na Contabilidade...na verdade trabalhava nas Letras. Entre o Couto Cabral e o Ferreira está outro colega que salvo erro, trabalhou nas "responsabilidades"(???) mas que morava na Vila Alice e também andou na Vicente Ferreira no regime nocturno (creio).
    A todos um grande abraço e oxalá possamos ver-nos no encontro.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ilda

    O 1º da esquerda em baixo, é o José Mendes da Silva.

    ResponderEliminar
  5. Desculpem o engano no nome do último comentário, fui eu que mandei

    ResponderEliminar
  6. Grande Amigo:
    Martins dos Santos:


    Lembro-me sempre de ti. Ainda no nosso último encontro, relembrámos os bons tempos idos.

    Sobretudo, naquela festa de Natal, em que eu baptizei o meu grande Amigo Mágico, com o nome artístico de "SanMartim".

    Grande abraço do BL

    ResponderEliminar
  7. Passo a identificar esta equipa de futebol salão:
    em cima da esq/dir:Martins santos;marques alves;couto cabal;rafael;ferreira.
    em baixo: mendes;zé vale e jorge estevão.
    Algumas particularidades: quando entrei para o banco em Out/65 ,o marques alves estava a contabilidade a trabalhar nas maquinas NCR (mecanográficas) lembro-me tb nestas o Teixeirinha que já andava a estudar c/pensamento em ser DR, mas era algo lento nas maquinas (eheheheh); o Luis ferreira etc etc. Eu como era o miudo abusavam de mim (estou a brincar)e tinha que lhes levar os bolos e sandes que mandavam comprar na Paris e levava para o Pinho Arvela onde estava a contabilidade. O mauel martins tb era desta fornada mas estava na maquina do estrangeiro ainda no edificio do SITA ; ou CITA???
    Falando do Mendes é falar daquele que era o mais rapido na máquina dos lançamentos dos depositos. ele nem olhava para as teclas o zé vale tb era bom.
    O rafael estava na metropole e ultramar. O ferreira , das letras, era o guarda redes habitual e na, ocasião, o melhor, isto é até menos frangueiro que Necas ,no hoquei ,eheheheheh.
    Gente boa, todos , e grandes profissionais...
    um abraço
    manel

    ResponderEliminar
  8. Caro Freixiosa,
    Confesso que não consigo associar o teu nome com a tua pessoa.
    Espero que em 19 de Maio nos reecontremos e ravivarei a minha memória.
    Quanto aos colegas da foto, obrigado pelo teu contributo para a sua identificação. Como dizes, somos desses tempos (1963/1966) e designadamente da ocupação do prédio (pardieiro) do Pinho Arvela.
    E ainda me recordo de haver sempre alguém que fazia o favor de nos abastecer de bolos creio que comprados na Paris.
    Aceito a ideia de que não era exímio na NCR; mas, na verdade, o esforço que então fazia para trabalhar e estudar não poderia permitir brilharetes. Até porque naquele tempo não havia "estudantes-trabalhadores" mas sim "trabalhadores-estudantes"; ou seja, não havia as facilidades que há hoje, felizmente.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Manuel Freixiosa:
    Boas noites puto. Espero voltar a encontrar-te no almoço. Levo comigo o Zézé e Faustino.
    Um Abraço
    Chilocas

    ResponderEliminar
  10. caro teixeirinha, estimado Dr Teixeira.-Então quem eram os paquetes naquela ocasião da contabilidade?
    O Travassos, depois entrei eu ,o manel,não te lembras ? Naquela altura era possível admissões ,tinha precisamente 14,5 anos de idade . O fidalgo, lembras-te já estava a passar para outras funções.
    E o Ramos,das 1ªs pessoas negras a entrar como pessoal de carteira!!!
    Além dos bolos que vos levava ,para o Ramos era um copo de leite que ele me pedia porque andava com problemas de saude e para tansportar o copo tinha que fazer grandes malabarismos para que o sr Fernandes não visse!!!
    Entretando depois passamos para o novo edificio, aí com 16 anos o sr Ramires viu potencialidades em mim e tb comecei logo nas maquinas.
    Olha eu ainda fiquei ´lá no banco ate 1981.
    Essa de levar um copo de leite para o Ramos (eu nunca tive preconceitos de raça)mas concordo que muitos eram capazes de mostrar algum desconforto, lembras-te que nessa altura tinhamos um continuo, o Augusto Kessongo. Já depois da independência numa fase mais politizada, em que eu nunca entrei,tudo era mto complicado,mas essa minha atitude ,do copo de leite,foi mto valorizada, pois o Augusto kessongo dizia em público para que restantes colegas ouvissem , o seguinte: -Este menino, manuel, naquele tempo levava todos os dias um copo de leite para o Ramos... !!! não tinha vergonha.!!!
    Como foi um episódio engraçado é nessa base que o comento.
    Bem, vamos recordando e até Maio para pôr a escrita em dia
    cumptos
    Manuel

    ResponderEliminar
  11. Amigo Manuel
    Gostei muito do que tu escreveste,ainda por cima nesta altura que se fala tanto de racismo,fez-me lembrar os tempos que passei no Banco, depois da Dipanda
    Pois fui militante de outro partido e foram sempre os nossos Colegas alguns contínuos que sempre me defenderam pois nos conheciam deste muito novos
    São estas pequenas ou grandes coisas que definem a Grande Familia BCA
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  12. Para o Manuel Freixiosa.
    Olá Manelinho,
    Ao relatares a foto que coloquei e que gentilmente me foi enviada pelo
    Martins dos Santos, pareces a Ilda de outros tempos que tinha os nomes de todos na ponta da língua,
    mas agora com os anos a passar e a memória enfraquecida, vejo as caras
    e estou como o n/Amigo Teixeirinha, até de olhar para as caras que tão bem conheço ou conhecia, parece que fico bloqueada e quero dizê-los e não consigo.
    Mas com a tua descrição, prepara-te que vou colocar, umas que o Castanheira (Depósitos) me mandou e penso fazer a sua postagem amanhã e vê se consegues livrar-me a mim e ao Castanheira das nossas "brancas", dizendo os nomes dos que nos faltam.
    Beijos para ti da Amiga Ilda

    ResponderEliminar
  13. Para todos os Colegas,
    Estou deveras satisfeita, pois estive quase uma semana fora e pouco vim ao PC, por verificar que esta foto deu origem a que tantos colaborassem, para nos irmos recordando dos nomes perdidos, porque as caras não estão.
    O meu MUITO OBRIGADO.
    Isto insentiva-me a postar outras que o António Abrantes Castanheira , um dos últimos Chefes da Secção de Depósitos, me enviou e me estou a preparar para começar a colocar amanhã.
    Para todos Obrigado e lá nos veremos no próximo dia 19 de Maio,
    no n/Almoço de Convívio.

    ResponderEliminar
  14. Obrigado Madureira,
    Não conseguia juntar o nome à imagem da foto.
    Obrigado, agora sei unir a imagem ao nome do Colega José Mendes da Silva.
    Era-me muito familiar, mas os meus neurónios vão ficando enfraquecidos
    e eu quanto mais quero recordar, mais bloqueada fico.

    ResponderEliminar
  15. Fiz aqui o agradecimento ao Madureira e só depois ví, que eras tu, Amigo Necas.
    Por isso ficam aqui os meus agradecimentos por me teres relembrado o nome do Jósé Mendes da Silva.
    Bjinhos p/ti.

    ResponderEliminar