quarta-feira, 14 de março de 2007

Luanda, Porto e Moamba

Esta foi a associação de nomes que me ocorreu, para catalogar este pequeno artigo.

Luanda, cidade onde eu fui feliz, durante alguns anos da minha vida. Moamba, um dos pratos característicos da cozinha angolana, de que muito fiquei a gostar. Porto, por ser uma cidade de eleição, de que gosto muito também, e onde, há dias, almocei este magnífico pitéu angolano. Razão tinha o Renato Santos, ao recomendar-mo.

O restaurante é na rua do Campo Alegre e tem este mesmo nome (www.campoalegre.eu). Foi uma “moambada” à maneira, com o indispensável “funge”. O restaurante tem muito bom ambiente, o Pessoal é muito afável e o “serviço “ de primeira categoria. O seu proprietário, Senhor Carlos é um magnífico anfitrião. Tem a vantagem de ter, mesmo em frente, um amplo parque de estacionamento.

Um pormenor importante: o cozinheiro é africano, e isso faz a diferença! Se gostarem deste prato angolano, não percam a oportunidade….

Um abraço e bom apetite!
BL



Como apontamento, apresento uma foto, obtida nesta minha breve passagem, esta "Pérola" de um Porto antigo, ainda cheio de maravilhas.

5 comentários:

  1. Acredito que sim!
    Mas como conselho pessoal nunca escolham pataniscas de camarão com arroz do mesmo. e já agora as favas tb ficam a desejar!!!
    Como diz o ditado "quando a esmola é grande…"
    enfim a diversidade suposta de iguarias proposta por tal casa recomendada em termos gastronómicos deixa muito a desejar ao comum dos bons ou medianos apreciadores de comida! Enfim, reflitam…!

    (descendente de um ex-BCA. Quem sou eu?)

    pista 1- Nasci em angola
    pista 2 – A minha mãe chama-se Anabela
    pista 3 – só vim a este blog pq o meu pai não se cansa de falar nele
    pista 4 – Já chega… adivinhem!!!!
    pista 5 – Sim sou esse!!

    ResponderEliminar
  2. BL. a isto chama-se "Qualidade" este tipo de mercearia que está em vias de extinção, mas esta e mais umas quatro ou cinco e ainda bem teimam em continuar. São possuidoras de produtos muito especificos, que só ali encontramos. Dou um exemplo no Natal, apesar de nos Continentes e cª haver de tudo, alí tem outro sabor e outra qualidade, os frutos secos são explendidos e o bacalhau nem se fala, mas tem o chamado produto de mercearia que só quem conheceu sabe o que é. E esta fica mesmo em frente ao famoso Bolhão que não sei se viste. Se não estiveste lá não esqueças de na próxima o visitar que apesar de necessitar urgentemente de obras ainda tem a sua mistica. Um abraço

    ResponderEliminar
  3. BL.deu-me mais uma razão par ir ao Porto,na minha zona está dificil comer uma boa moanba
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  4. Luis,
    A Tia Velha esteve agora no Porto, c/o tio Simões. Convidei o Artur e o Amândio, para almoçar, mas foi o Artur que me fez a surpresa de ser ele a fazer-nos seu convidado. Não nos levou à Moamba, mas levou-nos a uma "tasca", bem tipica, entre o Altinho de Valongo e a Maia, onde comemos, alíás, não chamo àquilo comer, mais pròpriamente enfardou-nos em boas comidas. Começou c/uma travessa de presunto c/Broa de Milho, um bacalhau assado à maneira, c/altura de um avião e o tamanho de meia auto-estrada e a seguir um grande bife da vazia, regado com um bom tinto, do
    lavrador e por fim, antes dos cafés
    queijo c/marmelada, de sobremesa.
    Foi uma refeição de se lhe tirar o chapéu, mas faltou-nos tempo, para irmos a esse da moambada, que ficará para a próxima. Ele mandou-te um abraço e diz que em breve vem passar um fim de semana, para
    comer "Espadarte". O Amândio, também te manda um abraço.Aproveita nas tuas férias e vai até lá, que se come muito bem e revê-se as nossas velhas amizades.Um beijo da tia Velha. Ilda

    ResponderEliminar
  5. Amigo Borges Lopes


    Ainda bem que gostaste. Temos lá feito almoços da malta, radicada aqui no Porto e qu anda pela Net.

    Agora, lá para Julho irei organizar um almoço de antigos alunos do Liceu Salvador Correia. Se houver alguém que tenha lá estudado e queira ir, avise-me.

    Estou um pouco afastado agora, porque o meu portátil avariou. Estou a escrever no nosso da Junta de Frequesia. Depois voltarei ao meu posto e continuarei a dar notícias.

    ResponderEliminar