quarta-feira, 9 de maio de 2007

Nas horas vagas…

“Mar da Palha” (Margem sul do Tejo) Óleo sobre tela – 1981

click em cima da imagem

Desde criança que tive algum jeito para as artes plásticas. Há cinquenta anos, ainda frequentei a Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa. Apareceu, entretanto, o emprego de “Paquete ”, no BPA, e foi o fim da minha “carreira artística”, mas o “bichinho” que já interiorizara, não morreu. Acima apresento-vos uma das minhas “obras”.

Depois da Severa, que foi a iniciadora, (e que desejo que continue a fazê-lo), e agora eu, gostaria que outros colegas nos seguissem, mostrando os seus dotes. O Valadão parece que também terá algo a mostrar nesta área, faltando-lhe apenas a decisão do primeiro passo. Muitos outros e outras hão-de aparecer, evidenciando as várias vertentes que compõem o mundo das artes que é tão vasto (telas, barros, vitral, marfinites, seda, bordados, tapetes, fotografia, etc.).

Venham fazer-nos companhia, venham surpreender-nos.

12 comentários:

  1. Borges Lopes,
    Que maravilha! Foi um prazer!
    Parabens

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS.

    Não te conhecia estas virtudes de pintor. Talvez se não tivesses ido para bancário, fosses hoje um grande na Arte.

    um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos, venham a correr,
    Abram depressa o computador...
    Que maravilha, não deixem de ver
    O Borges Lopes, o GRANDE PINTOR!

    Senti-me calma, a passear no barco,
    Num rio imaginário (sei lá onde!),
    Sem medo sequer de apanhar num charco
    A mordedura forte da quissonde...

    Estava em Luanda já (tenho a certeza!),
    Nas pachorrentas águas da Baía,
    Olhando, lá em cima, a Fortaleza...

    E, acreditando que milagres há,
    Vi-te, em passo calmo - quem diria? -,
    Informático/pintor do BCA.

    Um abraço de parabéns,
    Julieta

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Amigo. Para quando uma mostra das tuas obras. Podias levar algumas e expor no nosso Almoço. Fica a sugestão.
    Um abraço
    Chilócas

    ResponderEliminar
  5. Caro Borges Lopes,
    Eu já tinha percebido, por uma "amostra" que há alguns meses nos facultaste, salvo erro da zona baixa de Lisboa (Sé?) que tinhas obra para mostrar. E também já te disse que ficava à espera daquela pintura que há-de resultar da vista de "Lisboa e além dela" que recolheste (como exímio fotógrafo que tb julgo seres) a partir do alto do Parque Eduardo VII.
    Mas, meu caro, com este óleo sobre tela, se dúvidas eu tivesse acerca das tuas qualidades de artista/pintor, elas ter-se-iam dissipado.
    Parabéns por mais este excelente trabalho e faço minhas as palavras do Chilocas: delicía-nos com as tuas obras no próximo dia 19 pois serão um excelente contributo para regressemos a casa com vontade de um rápido reencontro.
    E já agora, porque não, outros colegas colaborarem com as suas "obras" (pintura, poesia, prosa, etc.) para um agradável momento de "cultura".
    O poema da Julieta assenta-te como uma luva e seria bonito ser recitado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Amigo Borges Lopes,
    Também eu, que sabia destes dotes, venho aliar-me aos restantes colegas e incitar-te a fazeres uma pequena mostra de algumas das tuas obras, no próximo dia 19.
    Eu gostaría de ter algo meu para levar, mas amigos, não tenho jeito para nada em especial, pois até as rendas que fiz durante muitos anos estou proibida de fazer, pois provocam-me tendinites.
    Foi um prazer para os meus olhos mais esta delícia de quadro, dum mar tão meu conhecido, pois habito na Margem Sul do Tejo.
    Também aqui em Sesimbra tens vários pontos de inspiração, que poderás aproveitar sempre que queiras, pois tens a minha casa às ordens, para vires apreciar as belezas desta terra, que de certo te iria agradar, bem como as suas paisagens, do Porto de Sesimbra até ao Cabo Espichel, qual delas a mais bonita.Fica a sugestão e a oferta.
    Parabéns por mais essa tua faceta.
    Um beijo para ti da
    Família Simões, que tanto te admira.

    ResponderEliminar
  7. António,
    Não seria de pensar, tu e os demais artistas plásticos, em levar os seus quadros para a Mealhada e organizarmos uma exposição colectiva numa das salas do Restaurante ? A arte é para ser conhecida e divulgada, sem complexos.
    Fica a sugestão, com um abraço do
    Luís

    ResponderEliminar
  8. .
    A Todos os Comentadores deste post:

    Muito obrigado pelas considerações que fizeram a meu respeito.

    Pintar, fazer versos, prosa, canto e muitas mais coisas que se podem fazer, são o exemplo, de uma boa maneira de ocupar alguns momentos da nossa vida.

    Não vou repetir algo que já foi dito, no nosso blog, nestas últimas semanas. Somente quatro palavras: "Velhos são os trapos". E está dito!...

    Felicidades e até Sábado 19.

    Um abraço a Todos

    BL

    ResponderEliminar
  9. Muito bonito .
    Gosto muito .
    As minhas coisas são diferentes mas , coisas que julgo tb poderem serem apreciadas .
    Um dia destes ponho-as . É só ter um bocadinho de mais tempo .
    Os meus parabens
    Valadão

    ResponderEliminar
  10. Amigo Valadão,
    Acabe com esta minha "ansiedade" e que provavelmente também é sentida por outros colegas.
    Mostre-nos um bocadinho das suas coisas. E leve-as também para o nosso almoço-convívio.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Ontem à noite já mandei um mail à Ilda com duas fotos de trabalhos .
    Gostava que depois de elas constarem do blog que alguém , eventualmente o Borges Lopes que já vi saber fazer , ponha a funcionalidade para fazer zoom . Ficam mais bonitas e perceptiveis em ponto grande .
    Um abraço ,
    Valadão .
    Não estejam é à espera de grandes coisas . É apenas um hobby .

    ResponderEliminar
  12. Valadão:

    A Ilda ainda não publicou, nem me disse nada !

    Abraço,

    BL

    ResponderEliminar