domingo, 19 de novembro de 2006

CRÓNICA Nº.4- POR ILDA SIMÕES


Imaginem...
O que me veio agora à memória.
Rolou por estes neurónios um dia de trabalho, viajando pelo r/chão das instalações novas do BCA. Entrei cerca das 8h15m, quem me abriu a porta foi o Sr. José Rodrigues (n/Segurança). Dou-lhe os "Bons-Dias" e entro pela esquerda, junto ao balcão. Passo pelo Lima, Chefe da Secção de Fianças, depois dou um olá à Ligia Figueiredo, apresso-me a passar pela Secção de Transferências, onde o "Pereirinha", Chefe desta Secção, anda a colocar serviço em algumas secretárias, ainda vazias. Já lá está o Alexandre, que cumprimento e vou dar um "dedo" de conversa c/a Esmeralda Baeta. Tento seguir e já estou na Secção de Letras, tendo saudado o Alvaro Baptista, que já abre o s/baú numa das "Caixas", em frente à Secção de Letras, onde o Joaquim do Carmo Amaral é neste momento o Chefe, mas qe ainda não chegou.(Durante os anos que lá estive, foram Chefes desta Secção, além do Amaral, o Pedro Leite, O Semelhe e o Santos), passo pelo Couto Cabral e pelo Anapaz que me dão um sorriso , saúdo o Mário Vaz e paro junto à Manuela Seabra de Azevedo e à Ercilia Dores a falar um pouco c/elas, mas o Joaquim António Braga e o Artur Agostinho Martins começam a olhar,
como quem diz, a conversar logo demanhã?
Finjo que não percebo e passo, ainda, pela Secção de Informações, onde o s/Chefe o Celso da Costa Faro, vai falando c/o Manuel Duarte de Almeida (talvez a dizer-lhe que ele vai ser transferido p/a Dependência de Serpa Pinto, como ele tinha pedido) e a dar nomes de clientes aos n/Informadores, dos quais me parece ver o António Leite Pereira (cunhado do Dr. Nunes da Glória), que mais tarde viria a sair p/o BCCI.
Estes Informadores, tinham o s/trabalho sempre fora do Banco a tentar arranjar novos clientes e nos que já eram, maiores depósitos. Deixei-os e fui às Responsabilidades onde o Chefe, o Helder Galaz já estava de conversa c/o Necas e c/o m/sobrinho o Luis Domingos Rodrigues (talvez a combinarem, onde iriam tomar o pequeno-almoço dali a 2o/3o minutos), enquanto a Maria de Lourdes já teclava na s/máquina de escrever e o Leoter de Menezes preparava a s/NCR, onde era, também, um craque.
Voltei p/traz, depois de todos cumprimentar, passei pelo José Gomes Ponge, a quem dei uma piscadela de olho e fui ralhar c/o Artur, meu grande amigo, desde sempre, mas por quem eu tinha e ainda continuo a ter uma amizade "maternal", pois agora era ele que estava na "galhofa" c/o Quim Braga. Subi os 3 degraus e entrei na Casa Forte das Letras, onde estava o m/velho e bonacheirão amigo, Rebelo Carvalheira, o Julio Seabra e o José Gregório Gomes. Depois de os cumprimentar, subi então o lanço de escadas que me levariam ao m/posto de trabalho (Secção de Pessoal),no 1º. Andar,
onde decerto já era aguardada pelo Sr. Rui do Quental de Menezes e restantes colegas da Secção de Pessoal, onde fiz as minhas 8 horas de trabalho, c/os respectivos intervalos, que havia e mereciamos.
Foi uma corrida desta "cabecinha pensadora", em forma de história e desde já peço desculpa a todos aqueles colegas cujos nomes não me vieram à cabeça, neste momento, mas que são por mim recordados c/amor e carinho hoje e sempre.
E agora a minha sugestão. Vocês nos comentários, vão acrescentando nomes em cada uma das Secções que mencionei, porque brevemente, vou voltar a entrar, mas pela "direita".Continuem a ler e a serem felizes.
Um abraço p/todos da ILDA SIMÕES

8 comentários:

  1. Ilda
    Isso é que é memória. Consegui imaginar-me sentado numa das secretárias onde o balcao fazia esquina (de um lado as Letras, do outro as Transferências)preparando as letras de ultimo dia (estávamos no dia 2, ultimo dia das letras de 31) que iria, em competiçao com o Artur, tentar tirar o mais rápido possível.
    Mas ao passares viste com certeza o Pisoeiro (com os seus débitos aos sacadores), o César (com as suas letras em cauçao) e o Vladimiro (com as letras à cobrança). Mais lá adiante estavam com o Couto Cabral nos descontos, o Ilídio, o Ferreira e o Amadeu.
    Dentro do cofre, viste ainda o Jaime Louçano e o Victor Valente.
    36 anos sao passados e eles estao ali tao presentes...

    ResponderEliminar
  2. Ilda,
    No teu passeio pelas Transferências, acho que te esqueceste do Carlos Chalupa e do Macedo. Nas Letras, o Altamiro, o Gil e o Jorge que depois esteve comigo no C.P.P. Acho que o Travassos do Suzuki também era dessas bandas.
    Um beijinho e até logo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ilda,

    Quando fizeres a tua viagem pela contabilidade, posso vir a ser o teu guia dos que já não te lembrares. Mas estás com uma memória fantástica.

    Chilócas

    ResponderEliminar
  4. Uma ida até às origens e a participação na Organização do 30º encontro dos antigos alunos do Instituto Comercial de Luanda (alguns também ex-colegas no BCA) explicam a minha ausência. Mas, visitar este espaço, foi das primeiras coisas que fiz, logo que regressei. Acho que os progressos são imensos. E já aqui revi e recordei muitos outros colegas.
    O Chilócas o Teixeira da Mota, o Vieira, etc., etc.. Todos ou quase todos voltei a rever nas fotos publicadas.
    Os textos que já li são peças das nossas memórias. E recordar é viver.
    Um abraço às autoras e aos autores e parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Ilda,
    Vou acrescentar o Rui Barbosa, nas Letras
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilda
    Que memória ,maravilhosa. Senti-me a percorrer todo este trejecto consigo. Revi o meu chefe Galaz, o Luis que gostava imenso de ter o contacto dele, estive há muitos anos com ele em Sesimbra, todos os colegas que menciona, tive a sensação de ser projectado para 30 anos passados. Obrigado por esta recordação.
    Beijos
    Nécas

    ResponderEliminar
  7. olha Ilda,
    o teu resumo é de facto impressionante, só falta evocares as cores das nossas camisas, sapatos, etc. Mas deves estar enganada num ponto... Eu Artur às 8/15 no banco!!!!!
    Só se tivesse feito uma directa, hahahah.
    Mas amiga Ilda, estou admirado pelo NECAS, ter acordado e visitado este espaço. Espero que ele apareça mais vezes.
    Pela tua descrição, dou-te nota 20.
    Um beijão grande

    ResponderEliminar
  8. DªIlda
    Olá Boa noite
    Num dia como o de hoje, o meu coração levou-me a fazer a mesma pesquisa que me levou ate aqui...
    O meu coração quase parou ao ver parte de mim aqui neste site...o meu pai...e ate mesmo a minha mãe.Obrigada por mesmo depois destes anos todos nunca se ter esquecido.Vera Batista

    ResponderEliminar