domingo, 5 de novembro de 2006

Eu tinha de escrever isto...

É difícil dizer o que pensamos, quando o que vamos dizer, pode ferir os sentimentos mais íntimos de alguém.

Pensei muito antes de escrever e quero deixar bem claro que respeito profundamente a dor e as saudades de todos os meus ex-colegas do BCA.

Tal como os outros, lamento o que aconteceu em Angola num período conturbado que todos conhecemos e infelizmente chegamos a viver.

Nalguns escritos deste “Blog”, pareceu-me perceber um certo sentimento de revolta para com uma terra que, apesar de tudo, tantas alegrias nos deu.

Desconheço as circunstâncias que envolveram alguns acontecimentos referidos em certos artigos e comentários, penso até que, a respeito de um deles, ainda hoje a dúvida persiste nos nossos espíritos. Porque terá sido ?

Ainda com o devido respeito por pessoas e nomes, a minha família também foi vitima de uma situação bastante complicada e muito desagradável. No entanto, sei que se tivesse havido um comportamento diferente nada teria acontecido. Mais cedo ou mais tarde acabamos por sofrer as consequências das nossas atitudes.

Não queria enveredar por aqui, mas como Goesa que sou, sei do que falo, acreditem que o racismo de parte a parte apenas pode gerar rancores e revolta. Pior ainda quando os papéis se invertem, a vingança é inevitável.

Pessoalmente, senti sempre a amizade e o carinho das gentes angolanas, tanto quando era estudante como na vida profissional.

Mais ainda, penso que a terra nada tem a ver com a atitude das pessoas, o que aconteceu em Angola, acontece um pouco por todo o Mundo.

Levei os meus filhos ao lugar onde nasci (Goa), gostava de os ter levado a Luanda, onde aprendi a viver e a ser mulher, onde sofri e fui muito feliz, porque a vida é tudo isso.

Se alguma vez os Ex-BCA decidirem ir a Luanda, serei das primeiras a inscrever-me...

Acreditem que continuo a ser a mesma Severa que todos conheceram mas, tal como vocês, também não consigo calar o que me vai cá dentro.

Perdoem-me se puderem e até breve, se vocês quiserem !

9 comentários:

  1. Bom dia Julieta,

    Pouco tempo ou quase nenhum, mas as fotografias do último almoço ajudaram bastante a "sacudir o pó" e lembro-me perfeitamente da Assistente Social que substituiu a Carmen.
    Tenho consciência que abordei um assunto polémico e aceitarei todos os contraditórios razoáveis e que permitam elevar o nível das nossas conversas.
    Obrigada pelo teu comentário !
    Também foi uma gesto de coragem.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. ó garota!!!
    andas zanzada, com a vida!!!
    não te conheço assim.
    Um beijão grande para ti.
    Mas olha, só para te adoçar a mente!! está em curso e na mente de um grupo, um cruzeiro a ANGOLA, se for avante e este se tornar realidade, sou o 1º a informar-te e a exigir q venhas connosco, depois não digas , há foi o nascimento de um neto, etc, etc,
    (estou a brincar contigo)
    um beijão. E tens de me contar melhor esta historia deste teu artigo!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Artur,

    Nãp estou zangada,antes pelo contrário, a vida não tem sido madrasta comigo, coomo se costuma dizer.
    Se leste o meu primeiro artigo, deves ter reparado que falei apenas
    das coisas que me proporcionaram momentos felizes.
    O saudosismo é benéfico quando a partir dele construímos coisas novas e nunca para destruir.
    Claro que vou contigo a Luanda!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Para todos vós
    Severa, Artur, Julieta e tantos outros que como vós pensam em retornar a Angola, eu acho bem e não é racismo, nem falta de boas lembranças que me levou a dizer que eu sou das que neste momento penso em não ir. Quem sabe uma boa dose de insistências não me fariam mudar de ideias, embora neste momento, não me levem a mal, ainda tenho qualquer coisa que me faz pender para o não, mas nada do que escrevo é para fazer com que seja quem for fique aborrecido comigo.
    Estou muito feliz por estar aqui com vocês e por vamos a continuar. Beijos da Ilda Simões.

    ResponderEliminar
  5. Queridos Amigos,

    Parece-me que isto está a ficar animado !
    Importante mesmo é que a nossa amizade está acima de qualquer divergência de opinião.
    Foi isso que provámos mais uma vez.
    Beijos e abraços para todos.

    ResponderEliminar
  6. Sou eu que publiquei antes de escrever o nome.
    Obrigada Caldeira. És o máximo !

    ResponderEliminar
  7. a ideia do cruzeiro está no ar e é extensiva a todos os que entenderem nele participar, isto é, se tal acontecer que bem espero suceda.
    Portanto caros meninos e meninas nada de amuos e muito menos "ciume", no nosso seio.
    Eu vou a Luanda dentro de dias , para passar o Natal, espero mesmo de lá vos mandar um alô...
    Fiquem tranquilos!!! se o dito cruzeiro for em frente eu vos aviso, combinado.
    Até breve

    ResponderEliminar
  8. Para todos vós.
    Também não tenho a dizer mal da vida, antes pelo contrário. Em Angola fui mais que feliz e em Portugal, apesar dos primeiros tempos de pernas para o ar, também consegui dar a volta e a minha vida tem sido óptima. È claro que pelo meio, quer lá, quer cá, quem não tem tido precalços, mas neste momento os que mais me aborrecem na altura (e a Severa sabe quais são), estão atenuados por esta sã convivência, entre todos nós, que me têm feito reviver.
    Para a Julieta, fica combinado revermos esse assunto, tal como tinha dito quem sabe se umas insistências não me farão mudar de ideias.
    Para ti Artur e para a tua mulher um grande beijo e boa viagem e que encontres a tua filha de saúde e aguardo que daqui ou de lá continues a dar notícias. Um beijão.
    Para o Amândio, só te posso dizer, que o esclarecimento sai a luz e que penso que ninguém tem de ficar zangado com ninguém. Beijoquinhas para todos.

    ResponderEliminar
  9. olá querida amiga Ilda.
    para tua rectificação eu tenho um rapaz e não menina como
    pensavas, aqui fica o eslarecimento.

    ResponderEliminar