quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Recordar é Viver... - Ilda Simões - crónica 1

Inicio pelo meu percurso. Fui admitida no BCA em 16 de Julho de 1962, com 16 anos. Estava a concluir o 2º. Ciclo Liceal no Colégio de S. José de Cluny e o meu Pai conseguiu que eu fosse admitida mesmo antes de concluir os exames finais. Lembro-me que 5 dias depois de ser admitida tive de pedir dispensa para ir fazer as provas orais ao Liceu D. Guiomar de Lencastre. Fui colocada no Banco (antigas instalações), em frente à Pastelaria Paris, no 1º. andar, junto aos Gabinetes dos Directores, numa Secção que abrangia Secretaria Geral, Pessoal e Contencioso.



Casamento da Ilda Simões em 5/09/1964, a seu lado o Pacheco Marques e a Mulher, meus Padrinhos.

O meu chefe foi o Pacheco Marques, mas trabalhava também com o Sr. Eduardo Pinheiro e o Dr. Onofre Martins dos Santos. Fui admitida como Auxiliar de Dactilógrafa e em 25/07/1975, quando vim passar as minhas férias anuais a Portugal, 13 anos depois, já chefiava a Secção de Pessoal, mas ainda como Sub-Chefe de Secção, pois estava a dar os primeiros passos como possível condutora da Secção, que tão querida me era. Dessas férias nunca mais regressei a Angola.
Dois a 3 meses depois de eu ter entrado e como o trabalho era muito, veio para a Secção a Teresa Rolim (quem se lembra dela?), com mais 10 anos de idade que eu, mas a quem davam apenas 23, tal como a mim, que devia ter cara de velhota, pois tinha menos 7. A mim isso, nessa altura enchia-me de alegria pois não queria ser parecida com os Paquetes e Mandaretes que entravam com idade entre os 14 e 16 anos e eu achava-me uma grande mulher ao lado deles.

Hoje, vi-me no almoço com idade equiparada ao José Vale, ao Artur e ao António Luís Braga e soube-me bem.

Aniversário BCA-Janº./1963 - Sr.Virgilio Ferreira, Ilda Simões, Isolina Botelho (Contab.), Madalena (Metrópole e Ultramar) e Lourdes (Informações e Responsabilidades)
Mas continuando o meu percurso, nessa Secção trabalhei, também com a D. Manuela Castelo Branco que fazia o que hoje se chama "assessorar" os nossos Directores, nessa época Srs. Adriano Monteiro, Virgílio Alves Ferreira, Dr. Abranches Ferreira e Dr. José Manuel Nunes da Glória.

Mais tarde e com a inauguração das nossas instalações, alguns saíram, outros passaram para categorias superiores, Administradores, Directores-Gerais e deram lugar aos Srs. Rogério de Brito (mais tarde dirigente máximo em Moçambique, o qual ainda visitei em Lourenço Marques, nos anos de 1972 e 1973) e também os Srs. Avelino de Albuquerque, Costa Pereira e Joaquim Amaral.


Aniversário BCA-Janº./1968 - Ilda Simões a ser condecorada por 5 anos ao serviço do BCA, pelo Dr.Manuel Vinhas, ao meu lado de costas a Adélia Querido.



Aniversário BCA-Janº./1968 -Da esqª. para a dtª, Dr. Teixeira Pais, Adélia Querido, Dr. Manuel Vinhas a discursar, a colega a seguir e o Representante do BPA-Lisboa, não me lembro dos nomes; eu e o Dr. Nunes da Glória e já muito sumido o Sr.Virgilio Ferreira.

Neste novo edifício, trabalhei no 1º. andar, onde também havia o Gabinete das Telefonistas (Dª. Maria Novais e Alice Lima) e em 2 Secretárias destacadas estavam as nossas Recepcionistas Magui (para a Administração) e Amália Ricou (para a Direcção). Esta última é filha do nosso Clínico Dr. Eduardo Ricou.

Logo ao fundo, antes mesmo da meu Secção havia a Direcção de Agências onde trabalhava, entre outras a D. Odete e a Isabel, que mais tarde viria a casar como Fontoura, lembram-se?

No outro extremo, era a Contabilidade, uma das maiores Secções do BCA. Relembro o Sr. A. Fernandes (O Chefe), o Vaz, o Borba, o José R. Martins, pelo menos durante uns anos, um outro Martins que saiu para o BCCI, o Botelho (sobrinho da D. Celeste, mulher do Sr. Adriano Monteiro), o Soeiro com quem ganhei o 4º. lugar do 1º. Rallye, o José António Braga, a D. Manuela Martins, a Maria Adelaide Pereira da Silva e creio que havia também uma D. Lourdes.

Logo do inicio lembro também na Contabilidade o Pereira que casou com a Lídia Crespo, da mesma Secção e o Luís Ambrósio que saiu para o BCCI onde foi Director em Angola e um Alto Quadro do Banco de Portugal em Lisboa.

Este no próximo encontro, disse-me que também vai gostar de ir, pois almocei com ele em 16/10 e com outros 32 do Centro Mecanográfico do BCCI (onde o meu marido trabalhou 8 anos), no Restaurante do meu filho na Damaia.
Esta crónica termina aqui, mas em breve, venho com a nº.2. Peço desculpa dos nomes que me foram faltando.
Um abraço para todos.

11 comentários:

  1. Amiga,

    Continuas a ser um autêntico computador com os ficheiros todos em dia.
    É impressionante como tu falas em nomes, como se estivesses a passear pelos corredores do BCA !
    Imagino que estiveste a escrever e a chorar ao mesmo tempo. Com uma sensibilidade como a tua...
    Por falar em sensibilidade,já reparaste no Zoca, sentadinho ao colo da mãe, na fotografia do Hóquei que faz parte do meu 1º "Post" ?
    Continua a escrever ! Beijos

    ResponderEliminar
  2. Ilda, melhor... D. Ilda, (porque era assim que os mais novos, no serviço que não em idade, a conheciam), este seu texto fez-me avivar muitas coisas que estavam já um tanto esquecidas. Quando entrei para o BCA, em 1963, eu ia fazer 19 anos, e na verdade você era mais velha?!...E afinal tinha 17 anos!
    Da Teresa Rolim, essa outra estimada colega, de vez em quando vou tendo notícias e já algumas vezes nos encontramos algures nesta Lisboa. Continua uma mulher "bonita".
    Todos os amigos que referiu (re)passaram hoje pela minha memória.
    Para o Luís Ambrósio um abraço particular pois quando entrei para o Banco, na Contabilidade, ele era já um trabalhador destacado, creio que como chefe de secção sector.
    Oh minha amiga, e se um dia destes nos juntássemos - aqueles que assim o quisessem - numa almoçarada, ou jantarada, no restaurante do seu filho?
    Fica desde já a minha inscrição.
    Como sabem a maioria dos colegas, três anos depois de entrar para o Banco, vim para o Porto para frequentar o Curso de Economia, mas os três anos de permanêncioa no Banco, bastaram para fazer grandes e boas amizades.
    Para todos os que referiu e estão entre nós fica um abraço de amizade. Para os que já partiram da vida terrena, recordo-os neste dias particulares de TODOS-OS-SANTOS e de FINADOS; que a todos Deus tenha dado no Céu o lugar que mereceram na Terra.
    Um beijinho Ilda.

    ResponderEliminar
  3. Ilda,

    És uma grande máquina de filmar com muitos gigabytes de memória. Era para te chamar computador, o que seria mais apropriado, assunto da minha área, mas a Severa antecipou-se e perdi a oportunidade...

    Muitos parabéns !

    Sobre a sugestão do dr. Teixeira:

    "... e se um dia destes nos juntássemos - aqueles que assim o quisessem - numa almoçarada, ou jantarada, no restaurante do seu filho? Fica desde já a minha inscrição..."

    E a minha inscrição também. Agora, tenho todo o tempo do mundo e almoços e jantares entre amigos, relembrando o passado, é o que me dá mais prazer.

    Um abraço a Todos

    ResponderEliminar
  4. Ilda,
    O nosso querido colega Anapaz continua em Luanda. Correspondemo-nos por e-mail e um dia destes enviou-me as fotografias que publiquei.
    Luanda à noite...e o BCA está em todas. Que maravilha !

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma recordação que me fez recuar largos anos na vida.
    De todos os referidos me lembro. Lembro-me ainda do Ortiz Galrão Exposto e do Sr. Manuel Lopes Ramirez. O primeiro, que trabalhou na Contabilidade, nas célebres máquinas NCR e nas nossas "corridas" de lançamentos, sei que faleceu. O Sr. Ramires não sei...oxalá ainda possa ler estes nossos comentários. O Emílo Loubet Peixoto foi meu colega na Contabilidade. Excelente amigo e companheiro que bem cedo nos deixou.
    Do Dr. Teixeira Pais guardo uma das mais belas recordações pessoais que um dia partilharei convosco.
    A terminar, permitam-me que recorde o meu irmão - o Joaquim Cardoso Teixeira - também conhecido por Teixeirinha, a quem tiraram a vida em 1976 em Luanda, e que até hoje representou o mais rude golpe da minha vida. E foi isso que, em definitivo, levou a que eu próprio tenha posto de parte o regresso a Angola.

    ResponderEliminar
  7. Teixeirinha,
    Foi para mim um rude golpe, escrever no dia de finados sobre tantos colegas e só ao ler, hoje o comentário da Julieta e agora o teu (é assim que nos vamos tratar), saber dessa morte, que por ser em 1976 me era desconhecida, tal como que ele era teu irmão. Calculo a dor e essa decisão de não voltar a Angola. Em Setembro, no n/almoço ficou ao lado do m/marido, na mesa onde ficámos, um colega que depois foi ao palco dizer que podíamos fazer um aniversário do Banco em Luanda-
    Angola. Eu disse logo ao m/maridos "nós não vamos". Também muito do que lá passei nos últimos meses que lá permaneci e o horror da morte do Álvaro, fizeram com que não pensasse mais em lá ir. No entanto o m/filho diz por vezes,"Não hei-de morrer sem ir conhecer a minha terra".
    O que seria do amarelo, se ....
    Um beijo para ti.

    ResponderEliminar
  8. Severa
    Vi melhor a foto onde dizes que está o m/filho. Eramos umas doidas nesses anos. Eu para ir, tinha de ir carregada com a m/sogra e o m/filho, já que o m/marido não era grande apreciador, mas não se importava que eu fosse e a tua companhia foi-me sempre gratificante.
    Quando puderes manda-me o mail do Anapaz, pois hoje vi uma fotos que o Amândio Caldeira pôs e recordei-o c/saudade.Então e tu não queres alinhar no almoço no Restaurante do Zoca? Um beijo para ti, Linete e para o teu irmão. Ilda.

    ResponderEliminar
  9. Amândio,
    O Restaurante é em Lisboa, na Damaia de Baixo, mas podes sempre vir, nem que seja de comboio. Quanto aos t/gostos culinários pareces o m/marido que costuma dizer que "não gosta de coelho, nem peru, aves de rapina, galinhas e cucos", mas há lá muito mais para escolher.
    O do Centro Mecanográfico do BCCI foi creme de Alho francês, arroz de tamboril e Carne de porco à Padeiro, c/batatas assadas no forno,salada de frutas, arroz doce, pudim flan, semi-frio de morango, vinhos tinto, branco, verde e sangria à descrição e no fim café. Penso ser uma ementa a teu gosto. Vamnos lá começar uma lista, e combinar um dia. Vê os comentários que fiz às t/fotos. Um grande beijo da Ilda e do Simões para ti.

    ResponderEliminar
  10. É pessoal da pesada!!!
    e eu!!
    Agradeço que na vossa lista me incluam e digam só o dia a hora o mês, e já agora, demora muito!!
    um abraço ILDA.
    do Artur

    ResponderEliminar
  11. Minha querida amiga, uma bjoka, muitos parabéns por este teu dia de festa.

    Faz 50 anos que não vinha aqui a este espaço, mas lembrei-te,
    Parabéns e bjinho

    ResponderEliminar