sábado, 4 de novembro de 2006

Recordar é Viver... - Ilda Simões - crónica 3

Aqui estou de novo, com a ajuda do Borges Lopes, escrevo pela 1ª.vez directamente no Blogger.

Desta vez a minha crónica vai dedicar-se a vários familiares, dentro do BCA e como não podia deixar de ser, volto a começar por mim.

Uns tempos depois de estar no Banco, o meu Pai voltou a pedir desta vez para entrar o meu irmão. Somos uma família numerosa (4 irmãs e o último, o irmão). Durante 8 anos os meus Pais mandaram-me e a outra irmã, para Sesimbra, onde iniciámos os estudos e ficaram em Angola, a mais velha, já casada nessa altura, e a mais nova. Poucos meses depois de estarmos em Sesimbra, nasceu o m/ irmão, que só viemos a conhecer c/8 anos de idade. Os m/ Pais, por ser ele o único homem e porque a falta de 2 das filhas, lhes dava muita saudade, canalizaram todo o seu amor da época para os 2 filhos mais novos e em especial para o rapaz. Este foi crescendo fazendo tudo quanto queria e quando nos voltámos a reunir todos em Luanda, as que tínhamos estado em Sesimbra achávamos que ele não estava a ser muito bem educado. Quando o chamávamos à atenção, tínhamos sempre a m/Mãe a por "paninhos quentes" ou "água na fervura" e assim foi crescendo. Falo do Aristides Justino Carvalho Moleta da Silva, mais conhecido em n/casa e até no Banco por "TITO". Muitos de vós não se devem lembrar dele, mas há outros tantos, mais antigos, que se lembram dele com certeza. Vou enviar fotos dele, para alguns o recordarem.




Ora, fruto dessa educação este Menino, não passou do 1º.Ciclo Liceal, nos estudos, e daí o meu Pai ter ido pedir para ele entrar como "Paquete" e lá entrou ele. Era e continua a ser um bom homem, com um coração de ouro e talvez por isso, tem levado muitos tombos da vida. Neste momento está casado, pela 2ª. vez com uma Espanhola e tem 1 filha de 22 anos do 1º. casamento e outra quase com 4 anos deste último. Vive actualmente no Ghana (África Ocidental). Esteve aí uns tempos, trabalhou na Secção de Depósitos, o s/Chefe era o António Abrantes Castanheira e mais tarde o Fernando Sarmento. Não caiu muito nas graças dos Chefes, porque fazia sempre aquilo que queria e nunca aquilo que lhe mandavam. O Sr. Dr. Nunes da Glória, chegou a dizer-me "... o teu Irmão só cá está, pelos teus bons serviços...", mas em amizades ele bateu muitos que aí trabalharam, não havia quem não gostasse dele como pessoa, não é verdade Artur Agostinho Martins?.

Não podia deixar passar estas crónicas, sem falar deste meu querido Irmão.

Mais tarde, fui eu própria que fui pedir para o m/ sobrinho, também poder entrar, uma vez que o m/ Irmão, entretanto, por vontade própria acabou por sair do Banco.

Consegui que ele entrasse e estou agora a falar do Luís Domingos Costa da Silva Rodrigues, que trabalhou muito tempo nas Responsabilidades, sendo o s/Chefe o Hélder Galaz de Abreu Pimenta. Este meu sobrinho esteve no Banco, mesmo depois da Independência, cerca de mais 2 anos e depois disso, ainda lá voltou e trabalhou lá como "Cooperante", mais alguns anos. Hoje vive aqui em Sesimbra, é casado, tem 2 filhos e trabalha na Câmara deste Município. Vou tentar levá-lo ao almoço, se este sempre se concretizar. Mando também fotos dele, para o reverem.


Agora, vamos falar de outros Irmãos, talvez não todos, pois a memória pode falhar, mas começo pelos "Irmãos Braga", lembram-se, o Manuel António, o José António (que está numa das fotos que o Amândio pôs da visita à "CUCA") e o Joaquim António Araújo Alvim Braga, os 2 primeiros trabalharam na Contabilidade e o Quim na Secção de Letras. Depois também me lembro do Júlio e do José Manuel da Silva Pessoa Seabra (penso que ambos da Secção de Letras), se me enganar digam.

Outros o Mário Ferreira Querido e a s/irmã Estefânia, a Teresa Rolim e uma irmã que entrou muito mais tarde e que por mais que puxe pelos "miolos", não me sai o nome dela.

Também outros 3 muito m/queridos amigos o Agnelo, o Nuno e o Rogério Paiva (só vi o Rogério no almoço em Setembro).

Também recordo 3 irmãos Oliveira, o Camilo o do meio que não me lembro o nome e o Joaquim, o primeiro já falecido era o Sub-Tesoureiro, o último era "Caixa" e o outro era Cobrador ou qualquer designação do género.

Também a Isabel Martins da minha Secção e o Irmão "Caixa" e "Hoquista", que vai ficar zangado por eu não dizer o 1º. nome dele (Martins) uma vez que no almoço me lembrei e ele foi tão simpático que até ligou o s/telemóvel para eu falar com a Isabel, que não tinha ido porque tinha partido um pé.

Por fim relembro o Dr. José Eduardo e seu irmão Constantino Lopes Palma, um Director de Agências e outro Chefe das Relações Humanas, que assessorei, bem como à Julieta Caseiro que com ele trabalhava.



Creio que por hoje já viajei bastante no BCA. Desde Setembro tenho viajado mais no tempo do que nos últimos 30 anos. É o que os 60 Anos nos vão fazendo, recordar, recordar, recordar......

porque a vida não me deu grandes oportunidades e agora é diferente... é viverrrrrr.....
Um grande beijo para todos,
da v/amiga sempre.

Ilda Simões.

10 comentários:

  1. Ilda,
    O teu irmão Tito era um doce!
    Gostei imenso de saber notícias dele.
    Quanto`ao papel, "clica" em cima da folha, aparece-te outro tamanho e depois ainda tens hipótese de ler tudo mais aumentado, se "clicares" novamente num símbolo que te vai aparecer no canto inferior direito. Fixe??
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. ILDA:
    tu tens memória de elefante!!
    Hei-de saber qual é o segredo.

    Do teu mano TITO perdi-lhe
    o "rastro",mas das loucuras que fizemos jamais esquecerei!!
    Poi é impossivel esqueçer de tão boas que foram.Ele de doido não tinha nada,alguns é que o julgavam assim,era um excelente colega bom vivan e que se divertia da vida..
    Tenho uma estima muito grande por esse (puto).Dá-lhe um abração do tamanho do mundo, se ele tiver correio electrónico. passa-lhe o meu, ok! Ilda.
    Do teu sobrinho Luis estou zangado com esse gajo, pois fui das pessoas que ao longo destes anos o tenho tentado encontar , mas ele sempre escapa... Espero que desta vez o leves, eu ofereço-te as algemas!!

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar, tenho de corrigir que a Julieta Caseiro não trabalhou c/o Constantino Palma, como eu indiquei mas sim c/o Snr. António Fernandes. O Constantino Palma, trabalhou c/a Assistente Social anterior que era a Carmem.
    Para ti Severa um obrigado pelas palavras amigas p/o m/irnão. Para ti Artur eu melhor que ninguém que vos segui de perto na v/meninice/adolescência/juventude, sei que tudo o que dizes é verdade. Eram dois t"tenager's".
    Quanto ao m/sobrinho, não fiques aborrecido com ele, é um "caseiro" e só o trabalho o tira do lar, mas vou tentar arrancá-lo para o tal Almoço.Um beijão do coração para ti.Ilda

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Borges Lopes por teres inserido as fotos, como te pedi. Desculpa lá, mas estou lentamemte a entrar mais a fundo nisto dos computadores. Um beijo da Ilda.

    ResponderEliminar
  5. Só mais um comentário s/a última foto em que só falei do Dr. Lopes Palma.
    Da esquerda p/a dtª. está o Costa Pereira, depois um Director que penso ser o Dr. Abranches Ferreira, a seguir eu, o Dr. Teixeira Pais, o Dr. Lopes Palma a colocar o emblema dos 5 anos de "serviço" ao Joaquim António dos Santos Leal. Obrigado p/atenção.

    ResponderEliminar
  6. Ilda

    Essa nao te perdoo.

    Na ultima foto quem está a receber a medalha dos 5 anos de serviço, sou mesmo eu, eu Mario Vaz, tambem conhecido como o Mario refilao das Letras.

    Foi pouco depois de eu ter regressado da tropa e pouco antes de ter sido transferido para Nova Lisboa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Ó Mário, meu amigo, agora sei bem quem és. Desculpa o lapso, mas eu estive muitos anos sem ver caras e tenho muitos nomes na memória e por vezes os meus 60 anos, pregam-me partidas. Mil perdões para ti e creio que aqui fica a "rectificação", para quem ler que não é o Leal, mas sim o Mário Vaz da Secção de Letras e para ti
    um beijo de amizade da tua querida amiga Ilda. Que este beijo chegue fundo ao Canadá.

    ResponderEliminar
  8. Ao pesquisar hoje na net, deparei-me com o seu artigo. Vejo que fala no Dr Constantino Lopes Palma. Este vive aqui no Funchal e poderá visulaizar algumas crónicas dele online no semanário ''Tribuna da Madeira''.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Srª D. Ilda Simões,
    Escrevo porque ao ler sobre o Banco Comercial de Angola, vi que falaram do meu pai. Vi as fotos e chamei a minha mãe para ver se ela reconhecia alguém. A verdade é que reconheceu logo um dos directores e o Drº Ricou. O meu pai foi, pois ja faleceu,o Helder Galaz de Abreu Pimenta. Quando deixou Luanda o meu pai viveu e ai permaneceu até aos ultimos dias em Lagos.

    um abraço
    Eduardo Pimenta

    ResponderEliminar
  10. Ilda, você conhece o sr. constantino lopes palma??? Gostaria de ter noticias dele. Sou filha de uma conhecida dele aqui no Brasil, a Norma Fontanella, e ficamos todos apreensivos com o que ocorreu na Ilha da MAdeira.

    Por favor, nos de uma boa noticia.

    Envie noticias dele para meu e-mail: tatifontanella@hotmail.com


    Obrigado

    ResponderEliminar