sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Recordar é Viver... - Ilda Simões - crónica 2

Como hoje é dia de finados, vou lembrar alguns daqueles que já se foram, embora não me lembre de todos e de alguns nem sei deles, mas vou começar pelo Pacheco Marques, penso que o Sr. Angelo Oliveira (Tesouraria), o Sr. Avelino de Albuquerque (Letras) e mais tarde Director, o Helder Galaz (Responsabilidades), para não deixar de fora as Agências, vou lembrar o Emilio Loubet da Rocha Peixoto (Benguela e Lobito) e o Teixeira, que foi Gerente em Nova Lisboa e depois veio para Luanda, para a Inspecção ou Dir. de Agências.

Não posso deixar de recordar o Dr. Teixeira Pais e sua mulher D. Maria Helena, para quem reservei vezes sem conta passagens de avião no mesmo dia sempre em vôos diferentes e com seguro feito de um ao outro, acabaram por falecer sentados numa esplanada no Rio de Janeiro no mesmo dia, vitimas de um veículo despistado.

Por fim não posso nem quero deixar de recordar com dor e saudade os meus amigos e compadres Álvaro Baptista, morto com uma morte tão horrível e a sua mulher Milú (Maria de Lourdes Cavaleiro Baptista), que anos mais tarde, também partiu aos 50 anos de idade.

Para todos vós envio 2 fotos de um aniversário na minha família onde estão à esquerda o Álvaro e à direita a Milu.Para a Severa (abaixo do Álvaro, a minha mana Lili - a que nos fazia os vestidinhos bonitos para os jantares de aniversário do BCA).



Eu estou nas fotos com camisola às riscas e o meu filho é o pequenito de camisolas de riscas, também.



Para todos os que se foram desta vida, incluindo todos aqueles de quem não me lembrei, que Deus os tenha no seu seio e paz às suas Almas.

Para nós, vamos continuando as nossas recordações e aguardem a próxima crónica, menos triste que esta.

Um abração para todos.

Ilda.

Quinta-feira, 02 Novembro, 2006

2 comentários:

  1. o Joaquim Teixeira, o Teixeirinha + novo, como era carinhosamente tratado, não estava sózinho em Luanda...
    Eu estive com ele na vespera da sua morte e tanto eu como o Chiloca, o "acompanhamos" e apoiamos em tudo o que foi possivel. Paz à sua alma.
    Ele "pagou" com a vida a sua teimosia e dedicação ao seu BCA,e quase que posso afirmar que foi por causa da responsabilidade que a esta instituição dedicou a sua morte resultou.
    São momentos dificeis e este é para mim um momento que está gravado para sempre, pois eu escapei...
    São momentos da história de um País que o Teixeira ajudou a crescer e pagou com a sua vida a dedicação a Angola.
    Eu gostava de um dia poder conheçer , não sei se é filho ou filha e dizer-lhe dos sonhos do seu pai que não chegou a conheçer o ser que mais ansiava ver e poucos dias faltavam para o fazer...
    ANGOLA não é culpada, os homens sim...

    ResponderEliminar
  2. Sou sobrinha do Álvaro,filha do irmão Fernando, tenho 36 anos e estou a ver as fotografias com a minha mãe.Infelizmente não o conheci, ele veio a Portugal jogar tinha eu meses e quando me viu disse que eu era parecida com ele.
    É triste que a minha prima além do pai também tenha ficado sem mãe.
    Um beijinho

    ResponderEliminar