quarta-feira, 15 de novembro de 2006

LEMBRO-ME...



…das corridas loucas até à Ponta da Ilha...

No NSU TT do Telmo, logo depois dos jogos de hóquei.
Às vezes, até a minha mãe alinhava…

…da “Claque” do BCA,

Com toda a gente a querer ficar ao lado do Telmo (imaginem a confusão…) e com o Luís Filipe, um miúdo das informações, que, sempre que a falta era nossa, insultava o árbitro da melhor maneira, dizendo educadamente:

- Meu este! Meu aquele!
- Sua esta! Sua aquela!

…dos Bancos da Mutamba com a Estefânia ...

Viciadas em Palavras Cruzadas de tudo o que era jornal, aguardávamos o instrutor das minhas aulas de condução. Foi em 1970, num Toyota Corolla amarelo. A Estefânia ia sempre comigo. Mulher de coragem!

…de não ter carro mas de ter muitos Amigos...

O primeiro carro que conduzi, logo após o exame de condução, um Datsun 1200, propriedade do Manuel de Almeida, outro Ex-BCA, grande amigo dos velhos tempos. O destino era o Futungo de Belas, longe de casa, para eu estar muito tempo ao volante.
No 1º controle, o imprevisto acontece. Tinha deixado a carta de condução em casa. A polícia perdoou. O Manuel nem queria acreditar!

…de ser Accionista da CUCA...

Para termos direito à Cooperativa.
A Ilda lembra-se, de certeza, do valor desse investimento.
Cheguei a pensar que era uma pessoa importante…

…do Lemos das fotocópias

Sempre disposto a resolver os problemas do verniz no “Stencil” para disfarçar as “gralhas”

…do Domingos e o seu carrinho do café

Mal ouvia o barulho das chávenas no corredor, lá estava eu.
Não podia falhar o café do Dr. Vicente Arraia.


…dos Cocktails no 20º andar

Com tantas vitórias para festejar, não faltavam pretextos.

…do Altamiro Figueira

Que fotocopiava os meus versos e distribuía pelo pessoal da “claque” já dentro dos estádios.

…do disco do Nelson Ned

“O que é que você vai fazer Domingo à tarde?”

Que o Anapaz um dia me ofereceu.
Um amigo simpático.

…da Praia do Dongo

O Artur e o Couto Cabral faziam, quase sempre, parte do grupo. O Bronzaline era da comunidade até o Artur nos ensinar o truque da Coca-Cola.

…de ajudar a Ilda

A embrulhar os brinquedos para as Festas de Natal das criancinhas

…do “stand” do BCA na Filda.

À noite, quase à hora de fechar, a Miraldina e eu a comer pão quente.
Tinha transporte assegurado no regresso.
Era um Fiat ? E o nome do motorista? S.O.S. Teixeira da Mota!

…da paciência do Veloso da Inspecção

Que, depois do almoço no 6º andar, se esforçava para me ensinar a jogar xadrez.
O professor era óptimo, eu não fui capaz de aprender.

Mas, sinceramente não me lembro ...

Do nome do “Chefe Máximo do Pessoal Mínimo”.

É grave, mesmo muito grave…

Prometo voltar,
Se de mais coisas,
Entretanto me lembrar.

6 comentários:

  1. Ilda,
    O Santos Adão era o chefe do Economato.
    Como deves calcular, tenho de continuar a actualizar os meus ficheiros de memória e às vezes torna-se difícil recordar todos os nomes.
    Pode ser que alguém se lembre.
    Obrigada por teres lido. Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Ilda,
    O "Chefe Máximo do Pessoal Mínimo" era o Sr. Vieira.
    Valeu ?
    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Ilda,
    O Manuel a quem eu me refiro no post "Lembro-me" é Manuel Duarte de Almeida e não Manuel Marques de Almeida. Penso que ele no BCA até era mais conhecido por Manuel Duarte. Quando eu o conheci, estava ele na tropa.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Olá Severa,
    O Manuel Marques de Almeida a que te referers era o Manel da Dep. Serpa Pinto. Trabalhei com ele já cá no Puto na União de Bancos no Porto.

    Bjs.

    Chilócas

    ResponderEliminar
  5. Olá Chilocas,

    Na realidade o Manuel Duarte de Almeida esteve na Serpa Pinto.
    Tu também dizes que é Marques de Almeida. Se calhar sou eu que estou a fazer confusão...
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá Severinha

    Tens toda a razão eu queria dizer Manuel Duarte de Almeida.

    Bjs.

    Chilócas

    ResponderEliminar