quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

A coragem do dedo na ferida...

Alguém terá de o fazer e quem melhor do que eu, sempre polémica, para dizer o que penso!

Registo, com alguma tristeza, que o Blogue dos Ex-BCA já não tem a mesma vida, a inércia é notória e a tal dinamização, apesar do incansável esforço do Borges Lopes, teima em não existir.

Tento, conscientemente, encontrar motivos para que o desinteresse se tenha instalado.

Não restam dúvidas que o “saldo”, para utilizar o termo da actividade de uma vida inteira, é positivo e esse saldo é a nossa amizade que será sempre bandeira nos momentos em que estivermos juntos .

No entanto, apesar da carga positiva, a verdade é que as conversas entre as pessoas são feitas de sentimentos ou situações comuns, vividos antes ou depois do BCA, de lugares ou acontecimentos que, de algum modo, dizem respeito aos intervenientes dessas conversas e parece-me que os nossos lugares comuns esgotaram-se...

Talvez o facto de nos termos separado e as nossas vidas terem seguido rumos diferentes, com novas vivências, novos objectivos e outras preocupações, seja a causa principal deste vazio num espaço que se previa tão animado.

Haverá soluções, com certeza, mas é preciso que o desafio seja assumido por cada um de nós, não só pelos que contribuem mas também pelos autores dos comentários.

Às vezes é bom parar, mas que seja para pensar, para descobrir o que falta e para fazer o que é preciso!

10 comentários:

  1. Olá Severa. Eu também já pensei como tu, mas cheguei à conclusão de que o tempo é o melhor apoio que temos para as dúvidas. Não te mortifiques nem cries angustia, a pressa é inimiga da perfeição. A maioria das pessoas que escrevem no Blog estão um pouco não digo desiludidas, mas em expectativa. Nem que sejas só tua a escrever já é bom. Penso que só depois do encontro projectado para Maio o dinamismo vai ser mais activo. Também acho que o comodismo da idade gera preguiça, é uma caracteristica muito comum, por mim falo que nunca deixei para amanhã o que posso fazer hoje mas já contrario em muito esta teoria. Por isso minha amiga ânimo. Por falar em ânimo no dia 27 deste mês vou almoçar ao restaurante do filho da Ilda, a minha Irmã e o Artur vão comigo, não sei se o Zé Vale irá, aguardo um telefonema dele. É importante que estejamos reunidos neste dia para marcar as nossas metas e discutir o encontro de Maio. Aparece, gostava muito de te rever. Um beijinho e continuação de bom ano.

    ResponderEliminar
  2. Minha Querida Amiga
    Estou inteiramente de acordo contigo, o Blogue do Ex-BCA já não tem vida.
    Há muito que não aborda nenhum tema de interesse e que se refira à vida do 'BCA', tornou-se quase um Blogue dum grupo de amigos que troca mensagens entre si.
    Alguns temas embora se refiram a Angola, nada têm a ver com o BCA. Para falar sobre Angola e contar histórias antigas ou actuais existem muitos sites, como por exemplo o Sanzalangola. E nós BCA´s temos tanta coisa para dizer e contar..., mas minha amiga eu, como muitos colegas só temos acesso aos comentários e não quero ser crítico ao trabalho dos criadores do Blogue, muito menos alterar as linhas mestras traçadas por si, mas penso que alguns temas, na minha opinião, são desenquadrados e muito longos.
    No entanto vou continuar a ser um leitor assíduo e aguardar a dinamização.
    Um abraço para todos os colegas e um beijo para ti

    ResponderEliminar
  3. Necas, estou de acordo com muita coisa que disseste no teu comentário. Também não comungo de algumas teorias, mas na minha modesta opinião não devemos desanimar. Este Blog é muito jovem e o espirito de quem o criou também. Na vida tudo que nasce tem de crescer. É de pessoas como tu que o Blog precisa pelo que e sem consultar o Borges Lopes desafio-te a fazer parte dele. Envia um E-mail ao Administrador (borgeslopes@netcabo.pt)e pede acesso, estou certo que não to negará. Continua a acreditar. Um abraço.
    AC

    ResponderEliminar
  4. .
    Para o Nécas Ferreira:
    .
    Este blog é de TODOS os Ex-BCA's, como já foi afirmado várias vezes.
    .
    Reforço aqui o convite feito pelo Amândio Caldeira, para o Nécas Ferreira, também entrar no blog, como "colaborador".
    .
    Antecipamo-nos, e, em correio separado, vai receber um email do Goggle/Blogger a convidá-lo, por nossa iniciativa.
    .
    Na minha opinião, no blog, mais vale aparecer alguma coisa, do que "nada". No entanto, é desejável que os artigos apresentados, deverão estar relacionados com a "família" BCA. Há histórias recentes e histórias antigas. As minhas, por exemplo, são relacionadas com as próprias experiências, tanto a nível pessoal, como integradas na própria vida do BCA.
    .
    Reconheço que, por vezes, há “posts” desenquadrados, mas isso deve-se a pluralismo e diversidade. Também já foi aqui dito que obviamente alguns artigos /notícia, poderão ter interesse para uns e para outros não.
    .
    Continuamos a ser poucos a colaborar, assim, há dificuldade em manter a vivacidade do nosso blog. Devemos "alimentá-lo", para isso basta-nos o bom senso para sentirmos o que é de publicar ou não.
    .
    Portanto, o nosso Amigo Nécas Ferreira, vai ter também a oportunidade de contribuir, para dinamizar este nosso projecto, de Todos os Ex-BCA's.
    .
    PS - Lembro-o da foto que lhe pedi, em tempo, se for possível...
    .
    Um Abraço
    BL

    ResponderEliminar
  5. Caldeira,

    ...Não te mortifiques nem cries angustia,a pressa é inimiga da perfeição...

    São palavras tuas, mas penso que não era bem isso que querias dizer.

    A angústia é uma coisa séria e eu coloco-a muito acima de meras participações em Blogues.

    Também nunca fui apressada, todos os passos importantes da minha vida, foram tarde e muito devagar, perfeitos nunca seriam mas tentei que saíssem bem feitos.

    Nunca escreveria sozinha num Blogue que é de todos, mas já que ele existe, ao menos que digam

    Que coisa tão bem feita!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. o NECAS, anda a ficar muito "esquesito".
    Ou é impressão minha!!!
    um abraço ao pessoal e em especial ao Necas que critique menos e faça mais..Eu fico a aguardar.

    ResponderEliminar
  7. não podem ser sempre os mesmos a blogar!!!!
    daí o pessoal estar a ficar saturado e em especial com algumas transcrições que se estão a fazer de artigos publicados por certa imprensa Angolana que quanto a mim é de origem duvidosa.
    E daí, creio a origem do comentário do velho amigo Necas.
    Espero que as intervenções aqui sirvam para nos unir e ajudar a aliviar o espirito, pois de pancada chega a da maioria governativa....
    um abraço grande para todos e até breve.

    ResponderEliminar
  8. Meu amigo Artur

    Quase que me lês o pensamento.
    Estás certo quando falas nas transcrições de certos artigos.
    Vou começar a fazer mais qualquer coisinha.
    Este artigo da nossa Querida Severa, pelo menos serviu para «mexer» connosco, é isto que é preciso.
    Mas não levem isto como crítica a quem trabalha ou a quem publica os artigos, Bem hajam, é simplesmente a minha opinião, e se essa opinião serve para troca de ideias, então sinto-me na obrigação de colaborar mais.
    Um grande abraço para ti, para o Caldeira, para o Borges Lopes e para todos os que colaboram com o Blogue.

    ResponderEliminar
  9. Severa,
    Com muito atraso, é certo, mas telefònicamente já te dei as minhas razões de tão grande ausência. No entanto já estou a tentar criar 2 Crónicas, uma das quais vai ser aproveitando uma oferta que o Chilocas me fez e que vai recordar mais um pouco do BCA.
    Outra vou deixar, por enquanto como "surpresa", mas ambas ainda vão levar uns dias a concluir.
    Um beijo para ti, e espero a tua resposta ao convite que te fiz pessoalmente para o almoço de dia 27. Beijos para ti, para a Linete e as melhoras do teu Irmão.

    ResponderEliminar
  10. Severa,
    Como viste após este teu post, posto em 10 do mês corrente, passaram cerca de 7 dias, já tem um incremento completamente diferente, porque estávamos na altura das Festas de Natal e Ano Novo e andava tudo com os preparativos dessas épocas. Agora já começámos em força e em breve, vou enviar 2 Crónicas diferentes, embora ainda esteja a elaborá-las, mas tenho feito comentários em todos os que têm escrito.
    Beijos para ti da ILda Simões

    ResponderEliminar