sábado, 20 de janeiro de 2007

IMPOSTO GERAL MINIMO

COMENTÁRIO Nº.5- POR ILDA SIMÕES


Envio a imagem do talão do "IMPOSTO GERAL MINIMO " do ano de 1974, o qual era mais conhecido por "IMPOSTO PALHOTA", se bem se lembram e que está em nome do meu marido.

Como no meu tempo de Baixa, tenho vários momentos em que me sinto bem, andei à procura de documentos que pensava que estavam muito bem guardados e afinal estavam dentro de várias capas plásticas e noutros sítios onde fui encontrar este .

Não é que diga respeito em especial ao BCA, mas era um dos impostos pagos na n/inesquecível Angola e portanto resolvi inseri-lo no n/Blogue. Para relembrar.

Beijos para todos os EX_BCA.

2 comentários:

  1. Bons tempos os deste imposto, tudo o resto era o Patrão que pagava, não havia imposto complementar e muito menos o IRS, mundam-se os tempos........!

    ResponderEliminar
  2. Imposto Geral Mínimo!
    O imposto era geral e como tal abrangia todos os cidadãos. E a prova dopagamento, como sabemos era exigida em quase todos os actos públicos.
    Reparemos no seguinte: o valor era de 380 escudos em 1974. Quanto ganhava um trabalhador nesse tempo? Sobretudo um trabalhador dos escalações médio/baixo?
    Não haja dúvidas de que a Democracia nos trouxe defacto a generalidade dos benefícios do Estado Social mas, em boa verdade esses direitos surgem associados a um enorme subida da tributação fiscal. Ou seja, pode dizer-se aqui, com validade redobrada, que NÃO HÁ ALMOÇOS GRÁTIS!
    Um Abraço à Ilda

    ResponderEliminar