sábado, 2 de dezembro de 2006

Como é que se chama agora a rua onde eu morava...?

Afastei-me um bocado, porque resolvi abster-me de fazer comentários. Não quero ser mal interpretada.

No entanto, gosto imenso de escrever. E vou continuar a fazê-lo.

O meu percurso, bastante nómada, não permite que tenha falta de temas e a “fraqueza” de espírito também não é o meu género...

Se a minha vida falasse, teria de certeza uma história longa para contar, mas penso que este Blog não foi propriamente criado para relatarmos a nossa história de vida.

Por isso, sem ser saudosista, aqui virei, sempre que tiver algum novo contacto dos ex-Bca ou para falar de Luanda.

Falemos, pois, de coisas leves...

Já vos passou alguma vez pela cabeça que tudo o que conhecíamos e que diz respeito à toponímia da cidade de Luanda, foi alterado depois da independência ?

Se um dia lá formos, não vamos reconhecer os nomes das ruas que pisávamos todos os dias, para trabalhar, passear ou namorar...

Dediquei-me a fazer uma pesquisa, ainda bastante incompleta e que vai dar algum trabalho. Espero que constitua um desafio para toda a gente que visitar este Blog.

Tentem fazer corresponder as novas designações das ruas aos nomes que nós conhecíamos. Acrescentem sempre o que forem descobrindo!

Vai uma ajudinha só para dar uma idéia de algumas das avenidas antes... e depois...?
Av. Paulo Dias de Novais (Marginal) /Av. 4 de Fevereiro
Av. dos Combatentes /Av. Comandante Valódia
Av. Álvaro Ferreira / Rua do 1º Congresso
Av. António Barroso / Rua Amílcar Cabral
Av. dos Restauradores / Rua Raínha Ginga
Rua 28 de Maio /Rua Karipande (Renato Santos)
Rua General Carmona / Rua Rei Katiavala (Necas Ferreira)
Alameda D. João II / Alameda Ho-Chi-Min (Necas Ferreira)
Rua António Enes / Rua N'Gola Kiluange (Luís Rodrigues)
Imaginem o resto!
Vou ter a próxima semana cheia de trabalho, mas prometo trazer-vos em breve um novo mapa da cidade de Luanda.
Deixo, entretanto, um aperitivo para um hipotético jantar dos ex-BCA em Luanda:

CLUBE DOS EMPRESÁRIOS” – restaurante panorâmico, com vista sobre a Baía de Luanda, no 20ª andar do edifício Ex-BCA.
Consta como actual e dizem que existe!

13 comentários:

  1. Severa:
    .
    Uma das grandes vantagens da internet é a liberdade. Este blog é livre e de gente livre.
    .
    Não há regras!... Há respeito!...
    .
    Bjs.
    .
    BL

    ResponderEliminar
  2. o nome das ruas mudam como tudo na vida mas um jantar no clube dos empresario foi uma expereincia muito boa

    ResponderEliminar
  3. Anónimo,
    Identifica-te, porque assim aproveito para te perguntar mais coisas acerca do restaurante...

    ResponderEliminar
  4. Sou o Luis Rodrigues das Responsabilidades e tive o prazer de lá jantar em 91ou 92 só posso dizer que foi muito bom mas carote mas estar naquele andar que só lá tinha estado uma vez ou duas com aquela vista que a Severa tambem conhece foi SENSACIONAL Um Abraço Luis Rodrigues

    ResponderEliminar
  5. Aqui está uma ideia da Severa que me parece interessante. Sabemos, de um modo geral, que a toponímia das cidades de Angola mudou. O que é natural atendendo a que o País, além do mais, deve perpectuar a memória dos seus heróis. Mas há certamente nomes que merecem continuar a figurar na toponímia dos novos Países de língua portuguesa como, por exemplo, Diogo Cão, Norton de Matos, Serpa Pinto, e outros (em minha opinião).
    Um bem-vindo ao Luís Rodrigues.

    ResponderEliminar
  6. Num dos últimos mapas que vi de Luanda, a Rua 28 de Maio na Maianga, passou a ter o nome de Rua Karipande.


    um abraço

    ResponderEliminar
  7. Renato,
    Obrigada pela tua colaboração.
    Um beijo para ti.

    ResponderEliminar
  8. Luís,
    Agradeço a tua informação.
    Apesar do restaurante ser caro, só pelo facto de ser no 20º andar do ex-BCA, acho que vale a pena o sacrifício...
    Talvez não saibas que eu saí do BCA em Agosto de 1973. Achas que ainda sou do teu tempo?
    Gostava de te reconhecer. Será que tens uma fotografia tua desse tempo?
    Acredita que mereces um grande beijo.

    ResponderEliminar
  9. Olá minha querida amiga.

    A rua General Carmona é hoje Rua Rei Katiavala.

    A Alameda D. João II é hoje Alameda Ho-Chi-Min

    Um beijo

    ResponderEliminar
  10. Olá Necas,
    Que bom teres aceite o meu desafio!
    Vou já acrescentar...
    Serás sempre para mim aquele amigo!
    Um grande beijo para ti.

    ResponderEliminar
  11. SEVERA
    Desculpe a tratar pelo nome
    entrei para o banco no dia 15/11/72
    a fotografia não está esquecida
    Mais um nome
    RUA ANTONIO ENES(S.PAULO)
    RUA N'GOLA KILUANGE
    UM ABRAÇO
    LUIS RODRIGUS

    ResponderEliminar
  12. Luis,
    Severa é o meu nome e é assim que eu gosto que me chamem.
    Comigo estás à vontade!
    Obrigada pelo teu contributo.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite :-)
    Permita-me a correcção.
    A rua António Barroso não virou Amilcar Cabral e sim Marien Ngouabi. A que virou Amilcar Cabral foi a Serpa Pinto :-)

    ResponderEliminar