segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Quais os objectivos deste blog?

Como prometi, vou hoje procurar partilhar convosco alguma ideias sibre os "objectivos deste blog".
Disse-nos a Amiga Severa, num dos seus mais recentes comentários: "obedeci a certas "regras" para " tentar "respeitar" sempre aquele que me pareceu ser o objectivo deste Blog."
Naturalmente que este blog tem objectivos. E o Borges Lopes (seu criador) melhor quer ninguém saberá explicar quais os motivos que o levaram a esta iniciativa e com que objectivos.
Em minha opinião, o grande objectivo deste blog será a reaproximação de colegas, ex-trabalhadores do BCA, para que em conjunto, o mais alargado possível, continuemos a cultivar a amizade que, durante muitos anos (e uns mais outros menos) de uma vivência profissional comum, soubemos e fomos capazes de criar.
Na verdade, de uma forma ou de outra, cada um de nós tem mantido contactos de proximidade com outros ex-colegas; e muitos acabaram por ser integrados nos mesmos bancos, continuando a trabalhar lado a lado.
Mas também há um grande grupo que se encontra disperso e de quem há muito não se terão notícias. Ora, a internet permite hoje uma fácil aproximação entre os cidadãos qualquer que seja o local onde se encontrem. E a blogosfera introduziu, neste domínio, uma verdadeira revolução (Borges Lopes, se estiver a dizer asneiras, p.f. corrige-me).
E como se faz a nossa reaproximação?
Em primeiro lugar por iniciativa do Borges Lopes na colocação de "posts" (texto, imagens, som, etc.) no blog. Depois, pelos comentários que cada um tenha por bem fazer a esses "posts" podendo introduzir novas notícias e esclarecimentos.
Em segundo lugar, pela iniciativa de cada um dos designados colaboradores (contributors) a quem o Borges Lopes (por manifestação de interesse do próprio) atribui possibilidades de publicação de "posts" (de que este texto é exemplo) a propósito dos quais todos podem fazer os comentários (livres) que entenderem oportunos.
Segue-se naturalmente a colaboração de todos os "comentadores" que tem sido brilhante.
Depois colocar-se-á a questão de sabermos se aqui deverão, ou poderão ter lugar notícias do foro pessoal, quer sob a forma de publicação de fotografias (acompanhadas de comentários) quer sob a forma literária.
Ora, isso vem acontecendo, e não sei se é a estas "publicações" que a Severa pretende referir-se. Ela, certamente o dirá e apelo a que o faça para dissiparmos quaisquer dúvidas.
Na verdade, a mim próprio tenho colocado a pergunta se posso (devo?) ou não publicar determinadas fotos retiradas do "baú", onde as guardo como recordações. E mais me interrogo quando de algumas delas constam colegas infelizmente já falecidos.
Mas, na verdade, qualquer de nós o faz, como se tem verificado, ou para relembar momentos de convívio ou para melhor situarmos colegas que só alguns têm bem presentes e que outros gostarão de rever (pelas fotos). E quanto a colegas falecidos, assumo que essa é para mim uma forma de respeito à sua memória e de solidariedade para com as suas famílias.
E daí, parecer-me que não vem mal ao Mundo. Obviamente, qualquer colega pode sempre vir dizer: eu não quero que publiquem esta ou aquela fotografia (até agora não vi nada que o justificasse!...) e naturalmente a situação será remediada.
Acresce que também por vezes publicamos uma ou outra legenda (até como expressão de amizade e um pouco como brincadeira) a acompanhar as fotos. Também aqui não vejo que possa ter havido desvios que possam ser objecto de reparo e não me parece que sejam incompatíveis com os objectivos deste blog.
Naturalmente que pode haver casos em que qualquer de nós possa fazer uma leitura diferente (e cada um terá sempre um olhar próprio sobre as matérias) de determinado acontecimento ou imagem.
Recordo a propósito um comentário (sincero) da Severa relativo a tristes acontecimentos ocorridos em Angola. Estou infelizmente ligado a um deles e não gostei de ler parte do comentário da Severa, designadamente quando disse que: "...sei que se tivesse havido um comportamento diferente nada teria acontecido. Mais cedo ou mais tarde acabamos por sofrer as consequências das nossas atitudes."
Digamos que se pode interpretar esta afirmação como podendo ser um "desculpar o criminoso"...qualquer que ele possa ter sido.
E devo esclarecer (o que não o fiz na altura por me pacerecer que não valia a pena) que não deixei de gostar de Angola e dos Angolanos e quando lá voltei em 2oo1 fi-lo com enorme alegria e mais ainda, tive pena de não poder ficar de novo...apesar de tudo estar tão diferente!
Penso mesmo que a Severa teve aqui um momento menos feliz da sua participação neste blog.
Posto isto, e como escrevi num "post" anterior, acho que neste espaço de "convívio e debate" podem ter lugar " coisas que nem sequer, em minha opinião, têm que ser só relacionadas com a nossa passagem pelo ex-BCA. Podem ter lugar neste espaço debates sobre os problemas que hoje nos preocupam (e são tantos); lugar para textos literários sejam em prosa ou em poesia; lugar para textos de opinião sobre matérias diversas, etc., etc..".
E acho que pode ter lugar a partilha de muitas coisas das nossa vidas com os nosso amigos.

7 comentários:

  1. Dr. Teixeira,
    Remeto o meu comentário ao seu email.
    Já o tinha feito antes de ler este "post".
    Tenho razões de sobra para dizer o que disse e não retiro uma única palavra.
    A pessoa a quem me refiro e os motivos só eu os conheço. Mais uma vez quis preservar a família.
    Leia-me no seu email s.f.f.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Severa,
    Li o comentário que me mandaste por email.
    o título deste meu POST parece-me ser elucidativo. Não está em causa teres dito o que disseste e acho mesmo que essa liberdade deve ser pedra de toque deste nosso espaço, tendo apenas como limite a educação, o respeito e acima de tudo a verdade.
    Acho que estamos todo unidos neste blog por um mesmo objectivo: aproximarmo-nos cada dia mais e partilharmos as nossas vivências. Uns mais centrados no seu passado no BCA e não só; outros dando a conhecer um pouco do que foi toda a sua vida e às vezes associando referências aos seus familiares mais próximos.
    Temos muito campo para colaborarmos no blog e estou ceto de que, memo quando estivernmos em desacordo com este ou aquele texto ou comentário, as posições que expressarmos serão sempre construtivas e enriquecedoras.
    Um beijinho para ti e um abraço a teus familiares.

    ResponderEliminar
  3. Dr. Teixeira,
    Os comentários que fiz por email tiveram uma única finalidade, não trazer para este Blog assuntos de carácter privado, desbloquear um certo mal estar e esclarecer o sentido de um texto que eu sabia ser polémico.
    Quero encerrar este assunto de uma vez por todas e dizer-lhe que em relação aos amigos...ainda sou eu que os escolho!

    ResponderEliminar
  4. Severa,
    O único limite que se coloca é o de os amigos que escolhemos quererem ou não serem nossos amigos.
    Eu felizmente tenho muitos e bons de há muitos e longos anos.
    E como sou modesto, gosto que sejam também os meus amigos a escolherem-me.
    E como Você sabe, só a amizade mútua e desinteressada perdura. Amigos de ocasião há muitos!...

    ResponderEliminar
  5. Com pedidos de desculpa pelo atraso, um abraço ao Borges Lopes. E agora, outro para a Ilda.
    Um dia destes voltarei às fotos.

    ResponderEliminar
  6. Ilda,
    Falta pouco para as duas da manhã.
    O exame é efectivamente hoje,mas às 4 da tarde.
    Não há-de ser nada...
    Obrigada e até amanhã!
    Beijos.

    ResponderEliminar